Reveja aqui as principais incidências da partida
Djokovic era o favorito para ocupar o último encontro da noite na Rod Laver Arena, mas acabou por seguir diretamente para os quartos de final, depois de o seu adversário Jakub Mensik ter desistido devido a lesão antes do duelo da quarta ronda.
Entrou então em cena o norte-americano Shelton, que ultrapassou um início mais lento e conquistou uma vitória entusiasmante frente ao norueguês Ruud, 12.º cabeça de série.
Os adeptos, que sentiram a falta do dez vezes campeão do Open da Austrália, Djokovic, fizeram-se ouvir com gritos de "Força Novak!" durante o encontro – mas Shelton reagiu com boa disposição.
"Para mim, o ambiente é tudo. Por isso, quero agradecer-vos por terem ficado aqui", afirmou o oitavo cabeça de série em pleno court: "Sei que provavelmente estavam à espera de ver o Novak esta noite, ouvi isso vindo das bancadas. Mas espero que não vos tenhamos desiludido com este encontro."
Shelton, que somou 14 ases e disparou um serviço a 228 km/h ao fechar o encontro, vai defrontar o bicampeão em título Jannik Sinner por um lugar nas meias-finais.
Shelton poderá ter de inspirar-se no Djokovic de 2023 para conseguir ultrapassar Sinner, já que perdeu os últimos oito duelos diretos com o italiano, incluindo nas meias-finais do ano passado em Melbourne Park.

