Prémio recorde: vencedores do Open da Austrália recebem 2,38 milhões de euros

Foto ilustrativa
Foto ilustrativaDANIEL POCKETT/GETTY IMAGES VIA AFP

Os jogadores do Open da Austrália vão disputar este ano um prémio recorde, depois de os organizadores terem anunciado esta terça-feira um aumento de 16% no total do prize money, que passa para 111,5 milhões de dólares australianos (64 milhões de euros).

Os campeões dos torneios singulares masculinos e femininos do primeiro torneio do Grand Slam do ano vão receber, cada um, 4,15 milhões de dólares australianos (2,38 milhões de euros), o que representa um aumento de 19% face aos 3,5 milhões do ano passado.

Os jogadores eliminados na 1.ª ronda vão receber 150 000 dólares australianos (85 000 euros), enquanto aqueles que caírem logo na 1.ª ronda da fase de qualificação vão arrecadar 40 500 dólares australianos (23 000 euros).

O diretor do torneio, Craig Tiley, afirmou que isto reflete o compromisso da Federação Australiana de Ténis em apoiar as carreiras em todos os níveis, desde as jovens promessas até aos campeões de Grand Slam.

"Ao aumentar em 55% os prémios desde 2023 e ao melhorar as condições para os jogadores, garantimos que o ténis profissional seja viável para todos os competidores", acrescentou.

"Ao apoiar os jogadores em todos os patamares, estamos a criar viveiros de talento mais profundos e histórias mais envolventes para os adeptos." O torneio arranca no Melbourne Park a 18 de janeiro, com Jannik Sinner e Madison Keys a defenderem o seu título.