Mais

Romance indiano: Nagal derruba um cabeça de série e ganha mais num só jogo do que no ano passado

Sumit Nagal no Open da Austrália
Sumit Nagal no Open da AustráliaProfimedia
Sumit Nagal (27 anos) obteve a maior vitória da sua carreira no Open da Austrália deste ano. O seu triunfo por 6-4, 6-2 e 7-6 sobre Alexander Bublik, do Cazaquistão, valeu-lhe mais em prémios monetários do que em toda a época do ano passado, em que disputou 75 jogos e ganhou dois torneios menores.

Recorde as incidências da partida

Resultado final
Resultado finalFlashscore

Sumit Nagal, que ocupa o 137.º lugar no ranking mundial, tornou-se o primeiro indiano, em 35 anos, a eliminar um adversário cabeça de série num Major. Em 1989, Ramesh Krishnan chocou o mundo ao derrotar o então número um Mats Wilander logo na primeira ronda.

Nagal, de 27 anos, começou em Melbourne como qualifier e continua invicto, sem perder um único set no primeiro Grand Slam da época. Avançar para a segunda ronda significa para ele uma recompensa de 120.600 dólares e também dissipa os receios que teve durante todo o ano passado, quando estava a pensar em terminar a sua carreira - ganhou apenas 116.402 dólares em prémios monetários em 2023.

"Se olhar para a minha conta bancária, tenho agora o que tinha no início do ano, ou seja, 900 euros", contou o tenista indiano em julho passado.

O tenista pode ter ganho cerca de 700 mil euros na sua carreira antes do início do Open da Austrália deste ano, mas disse que as suas despesas anuais chegam aos 100 mil euros e duplicam com um treinador.

"Tudo o que ganho tenho de gastar de imediato", lamentou.

Enquanto no ano passado Nagal participou sobretudo em torneios mais pequenos e celebrou apenas uma vitória no circuito ATP em casa, em Pune, e mesmo este ano começou com um revés, quando perdeu na primeira ronda do Challenger de Camberra, o seu mundo virou de pernas para o ar em Melbourne.

"É sempre um feito qualificarmo-nos para um Grand Slam, é muito importante para mim. Nos últimos dois anos tive várias lesões e não pude jogar os torneios que queria. No início do ano passado, estava apenas entre os quinhentos primeiros da classificação. Estou muito orgulhoso de mim próprio e da minha equipa por me terem tornado no jogador que sou hoje", disse depois de ter completado com êxito o processo de qualificação, que lhe permitiu qualificar-se para o evento principal do Grand Slam ao fim de exatamente três anos.

Seguiu-se a qualificação, ao derrotar Alexander Bublik, que foi apenas a sua segunda vitória num torneio Big Four. A anterior foi em 2020, no Open dos Estados Unidos.

O cazaque Bublik era o 31.º cabeça de série em Melbourne e teve um empate muito aceitável até à eventual terceira ronda. Mas, mais uma vez, a sua natureza errática mostrou-se. O tenista, que é conhecido pelo seu comportamento excêntrico em campo, só passou da primeira ronda nos principais torneios do ano passado, em Wimbledon, onde chegou aos oitavos de final.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Nagal pode já estar de olho num confronto com o chinês Juncheng Shang, que está a jogar um torneio de wild card na Austrália e é um dos seis adolescentes no primeiro Grand Slam da temporada. Se o tenista indiano vencer, aumentará a sua série de vitórias para cinco jogos.