Ténis: Djokovic desiste do Adelaide International antes do Open da Austrália

Novak Djokovic em ação frente a Lorenzo Musetti em novembro passado.
Novak Djokovic em ação frente a Lorenzo Musetti em novembro passado.MILOS BICANSKI / GETTY IMAGES VIA AFP

O sérvio Novak Djokovic anunciou esta terça-feira que não vai participar no Adelaide International, afirmando que "ainda não está totalmente preparado fisicamente" enquanto se prepara para o Open da Austrália.

O tenista de 38 anos planeava utilizar o torneio, que começa a 12 de janeiro, como rampa de lançamento para o primeiro Grand Slam da época, em Melbourne Park, onde procura conquistar o 11.º título e o tão desejado 25.º troféu de um major.

"A todos os meus adeptos em Adelaide, infelizmente ainda não estou totalmente preparado fisicamente para competir no Adelaide International na próxima semana," afirmou Djokovic no Instagram.

"É algo que me deixa pessoalmente muito desapontado, pois guardo excelentes recordações da conquista do título há dois anos. Estava realmente entusiasmado por regressar, já que jogar ali fez-me sentir verdadeiramente em casaO meu foco está agora na preparação para o Open da Austrália e estou ansioso por chegar em breve a Melbourne e reencontrar todos os adeptos de ténis na Austrália", acrescentou.

O número quatro mundial não disputa um encontro do circuito desde que venceu Lorenzo Musetti na final de Atenas, no início de novembro.

Djokovic tem assumido um papel secundário desde que Jannik Sinner e Carlos Alcaraz passaram a dominar o circuito masculino.

Alcançou as meias-finais em todos os quatro majors em 2025, mas não conseguiu ir além disso, sendo que o seu último título do Grand Slam foi conquistado no US Open em 2023.

A desistência de Adelaide foi anunciada um dia depois de ter comunicado o fim da ligação à Professional Tennis Players Association, organização que cofundou.

Djokovic justificou a decisão com "preocupações relativas à transparência, à governação e à forma como a minha voz e imagem têm sido representadas".