"Este evento especial será uma oportunidade para homenagear os grandes campeões que moldaram o ténis, os adeptos apaixonados que inspiraram e o incrível legado que continuam a construir", referiu a organização em comunicado.
Roger Federer, seis vezes vencedor em Melbourne e detentor de 20 títulos do Grand Slam, será o convidado de honra da primeira edição desta cerimónia de abertura, que terá lugar antes dos encontros do quadro principal (18 de janeiro-1 de fevereiro).
O suíço estará acompanhado por outras figuras lendárias do ténis como Andre Agassi, quatro vezes campeão do torneio, e pelos australianos Pat Rafter e Lleyton Hewitt, para disputar um encontro entre antigos números um do mundo.
"Parece que já passou uma eternidade desde que criei a expressão 'Happy Slam' (Grand Slam da felicidade) para o Open da Austrália, e ainda sorrio quando recordo todos os momentos que vivi aqui", afirmou Federer, citado no comunicado.
"Vivi tantas emoções na Rod Laver Arena... a alegria de erguer o troféu por seis vezes, o privilégio de jogar perante o próprio Rod Laver, o desafio de defrontar os meus maiores rivais e, sempre, o carinho e o apoio incondicional dos adeptos australianos", acrescentou.
