Open da Austrália: Olivia Gadecki e John Peers revalidam o título de pares mistos

Olivia Gadecki e John Peers posam com o troféu de pares mistos do Open da Austrália.
Olivia Gadecki e John Peers posam com o troféu de pares mistos do Open da Austrália.REUTERS/Jaimi Joy

Olivia Gadecki e John Peers fizeram história esta sexta-feira ao tornarem-se na primeira dupla em 37 anos a conseguir defender com sucesso o título de pares mistos do Open da Austrália, depois de vencerem a dupla francesa composta por Kristina Mladenovic e Manuel Guinard por 4-6 6-3 10-8 numa final emocionante.

Recorde as incidências da partida

A dupla convidada tornou-se na primeira equipa desde Jana Novotna e Jim Pugh, em 1989, a conseguir reter o troféu, e na primeira dupla australiana a consegui-lo desde Margaret Court e Ken Fletcher, há 62 anos.

"Nem consigo acreditar que estamos nesta situação neste momento. Levantar o troféu novamente este ano é incrível. Sabia que éramos capazes, mas nunca pensei que realmente o conseguíssemos", afirmou Gadecki após conquistar o seu segundo título de Grand Slam ao lado de Peers, que já soma quatro no seu palmarés.

Mladenovic e Guinard quebraram o serviço de Peers no primeiro jogo e consolidaram a vantagem, mas os australianos reagiram e empataram a 2-2, ditando o ritmo de um primeiro set repleto de alternâncias e com cinco quebras de serviço.

Mladenovic perdeu o seu serviço quando servia para fechar o set, mas a dupla francesa conseguiu garantir a vitória na primeira manga por 6-4 ao serviço de Guinard.

Impulsionados pelos cânticos de "Aussie, Aussie, Aussie", a dupla australiana estabilizou-se no segundo set e conseguiu uma quebra cedo para se colocar a vencer por 3-1.

Souberam segurar o serviço e Peers fechou o segundo set com um ás, forçando assim o superdesempate a 10 pontos, enquanto o público da Rod Laver Arena explodia de emoção.

Uma dupla falta precoce de Mladenovic, que até acertou nas costas do seu parceiro no segundo serviço, marcou o início de um desfecho repleto de reviravoltas, com a equipa ao serviço a perder cinco pontos consecutivos antes de os franceses se adiantarem por 7-5.

No entanto, os australianos deram a volta e passaram para a frente, com Peers a assinar um winner de direita para dispor de duas bolas de campeonato.

O título ficou decidido quando Guinard, que disputava a sua primeira final de Grand Slam, atirou a bola à rede.

"Vencer um Grand Slam uma vez já é muito difícil, mas defender o título é uma tarefa enorme. Por isso, muitos parabéns. Há uns meses mal conseguia andar, estava de muletas. Quem acreditou em mim foi ele (Guinard), já estava a planear e a jogar comigo. Por isso, muito obrigada por confiares em mim", declarou Mladenovic, que soma nove títulos de Grand Slam entre pares e pares mistos.