Iga Swiatek: "Muito trabalho pela frente antes de pensar no Grand Slam de carreira"

Iga Swiatek treina antes do Open da Austrália em Melbourne
Iga Swiatek treina antes do Open da Austrália em MelbourneMORGAN HANCOCK / GETTY IMAGES VIA AFP

Iga Swiatek afirmou esta sexta-feira que seria um sonho conquistar o Grand Slam de carreira no Open da Austrália, mas que o seu foco está em ultrapassar a primeira ronda.

A número dois mundial já venceu quatro Roland Garros, o US Open e Wimbledon, mas o título em Melbourne Park continua a escapar-lhe.

Aos 24 anos, já chegou por duas vezes às meias-finais, mas nunca foi além disso.

"Sinceramente, desde o início do ano, há muitas pessoas a abordarem-me e a falarem-me sobre isso", disse, referindo-se à possibilidade de conquistar todos os Majors.

"Estou mesmo concentrada no trabalho diário. Sempre foi assim para mim. Foi desta forma que consegui alcançar o sucesso que já tenho, focando-me realmente em ultrapassar cada jogo, um de cada vez", afirmou.

Acrescentou ainda que vencer Grand Slams "é difícil" e que não tem expectativas para Melbourne.

"Obviamente, seria um sonho tornado realidade (conquistar o Grand Slam de carreira)", afirmou.

"Mas não é esse o meu objetivo claro ao acordar. Penso mais em como quero jogar, no que quero melhorar", acrescentou.

Swiatek vai iniciar a sua campanha frente à qualifier chinesa Yuan Yue, depois de um arranque de época irregular.

Apesar de ter contribuído para a vitória da Polónia na United Cup em Sidney, sofreu duas derrotas consecutivas em singulares.

Depois de perder por 6-4, 6-2 frente à norte-americana Coco Gauff, Swiatek voltou a ser derrotada por 3-6, 6-0, 6-3 diante da suíça Belinda Bencic.

"Os encontros em Sidney não foram os mais tranquilos. Não foi um início fácil", comentou.

"Acho que ainda tenho de trabalhar alguns aspetos. No geral, penso que também vai depender da mentalidade e se vou conseguir entrar no court, desfrutar do jogo, dar aquela energia extra, trazer intensidade e estar presente em todos os pontos. Não me preocupar muito se vou cometer alguns erros ou se algo não vai funcionar. É seguir em frente e tentar forçar. Portanto, estou a trabalhar em tudo isto. Espero que corra bem", explicou Swiatek.