Reveja aqui as principais incidências da partida
O ex-número quatro mundial bateu nada menos do que 62 winners ao longo de um encontro de três horas e 10 minutos em que Rune quebrou Zhang no último jogo para garantir o seu lugar na próxima ronda.
"Foi uma partida incrivelmente difícil", disse após o jogo: "Foi muito renhido no final. Estou muito feliz por ter conseguido. É a primeira vitória da época, é sempre um sentimento especial. Estou muito feliz por estar na segunda ronda, espero continuar assim."
Apesar de ter de lutar muito pela vitória, Rune ficou surpreendentemente feliz por ter bastante tempo em court depois de ter jogado apenas um jogo competitivo antes do Open da Austrália.
"Na verdade, estou contente por ter sido um jogo longo, com muitas pancadas fortes e duelos na linha de base que me permitiram estabelecer um ritmo. De certa forma, é melhor do que se eu tivesse ganho numa hora e dez minutos em três sets", atirou..
Rune perdeu o primeiro set do encontro, no qual também pareceu um pouco tenso. E também admite que precisou de se livrar dos nervos iniciais antes de voltar ao seu ritmo estilístico habitual.
"Estava bastante nervoso, estava um pouco quente e a primeira ronda é sempre um pouco diferente. Mas consegui jogar um pouco mais de três horas. Senti-me bem e tirei a tensão do meu corpo", explicou o dinamarquês na conferência de imprensa após a vitória.
No geral, o nórdi o ficou satisfeito com o seu desempenho no jogo da primeira ronda na Margaret Court Arena, em Melbourne.
"Acho que joguei um bom ténis. Servi bem e devolvi bem. Não é um sprint, é uma maratona quando se jogam jogos como este. Por isso, também vale a pena não stressar durante o percurso", afirmou Holger Rune.
Rune vai defrontar o italiano Matteo Berrettini na segunda ronda.
O jogo ainda não tem data, mas espera-se que seja disputado na quinta-feira de manhã.