Mais

Open da Austrália: Iga Swiatek vai jogar na sessão noturna de segunda-feira

Iga Swiatek vai disputar os segundos quartos de final do Open da Austrália da sua carreira
Iga Swiatek vai disputar os segundos quartos de final do Open da Austrália da sua carreiraNicolas Luttiau / Bestimage / Profimedia
Iga Swiatek vai abrir a sessão noturna da Rod Laver Arena, na segunda-feira. O seu encontro com Eva Lys será o terceiro no recinto e não começará antes das 8:00.

Iga Swiatek chegou à quarta ronda sem perder um set

Até agora, Iga Swiatek não foi incluída pelos organizadores na sessão noturna, o que levou os seus fãs na Polónia a terem de passar a noite acordados para a verem em ação. Até à data, a vice-campeã da WTA ainda não perdeu um set em Melbourne.

A sua adversária da primeira ronda foi Katerina Siniakova. A partida contra a checa terminou com um resultado de 6:4; 6:4. A adversária seguinte da polaca acabou por ser Rebecca Sramkova. Teoricamente, a tarefa mais difícil aguardava Iga na terceira ronda, pois enfrentava Emma Raducanu, a campeã do US Open de 2021. Foi exatamente o contrário, já que Świątek venceu por 6:1; 6:0.

Na quarta ronda, a pentacampeã do Grand Slam vai defrontar Eva Lys (128.ª WTA). A alemã perdeu na última fase de qualificação para o torneio principal e já estava a reunir-se para apanhar um avião quando soube que tinha a oportunidade de jogar na primeira ronda como "lucky loser", depois da desistência de Anna Kalinska. Se a polaca vencer, irá disputar os quartos de final do Open da Austrália pela segunda vez na sua carreira.

A história de Eva Lis

Lis aproveitou ao máximo a sua oportunidade, apesar de ter entrado no jogo contra Kimberley Birrel (101.ª WTA) "a marchar", sem aquecimento, e venceu-a por 6:2; 6:2 e avançou. Nas duas rondas seguintes, teve batalhas de três sets contra Varvara Gracheva (69.ª WTA) e Jaqueline Cristian (82.ª WTA). Lys é a primeira tenista desde 1988 a chegar à quarta ronda do Open da Austrália como "lucky loser".

A história de Eva é muito complicada. Nasceu em Kiev, mas mudou-se para Hamburgo com os pais, quando era pequena, e aí passou os anos seguintes da sua vida. O seu pai, Vladimir, era um jogador de ténis que jogava na equipa nacional da Ucrânia.

Lys ultrapassou muitas adversidades ao longo do seu percurso e uma das mais recentes que partilhou nesse ano foi o facto de sofrer de artrite na coluna vertebral, o que a leva a ter de desistir frequentemente de torneios, não por culpa própria, mas por problemas de saúde. Apesar desta condição, ela é capaz de competir ao mais alto nível e fará a sua estreia no TOP 100 do ranking WTA depois do Open da Austrália.

Iga Swiatek e Eva Lys jogam na sessão da noite

Iga Swiatek e Eva Lys foram inscritas no calendário para a sessão noturna, hora local (19:00). Será de manhã em Portugal, uma vez que há uma diferença de onze horas entre Lisboa e Melbourne. Até à data, Swiatek e Lys já se defrontaram uma vez. Há cerca de três anos, em Estugarda, Iga venceu por 6:1; 6:1.

Calendário do dia na Rod Laver Arena, segunda-feira, 20 de janeiro

00:30 -  Veronika Kuderemetova - Elina Svitolina

15:30 - Jannik Sinner - Holger Rune

8:00 - Iga Świątek - Eva Lys

Após o final do jogo anterior - Alex Michelsen - Alex de Minaur