Iga Swiatek chegou à quarta ronda sem perder um set
Até agora, Iga Swiatek não foi incluída pelos organizadores na sessão noturna, o que levou os seus fãs na Polónia a terem de passar a noite acordados para a verem em ação. Até à data, a vice-campeã da WTA ainda não perdeu um set em Melbourne.
A sua adversária da primeira ronda foi Katerina Siniakova. A partida contra a checa terminou com um resultado de 6:4; 6:4. A adversária seguinte da polaca acabou por ser Rebecca Sramkova. Teoricamente, a tarefa mais difícil aguardava Iga na terceira ronda, pois enfrentava Emma Raducanu, a campeã do US Open de 2021. Foi exatamente o contrário, já que Świątek venceu por 6:1; 6:0.
Na quarta ronda, a pentacampeã do Grand Slam vai defrontar Eva Lys (128.ª WTA). A alemã perdeu na última fase de qualificação para o torneio principal e já estava a reunir-se para apanhar um avião quando soube que tinha a oportunidade de jogar na primeira ronda como "lucky loser", depois da desistência de Anna Kalinska. Se a polaca vencer, irá disputar os quartos de final do Open da Austrália pela segunda vez na sua carreira.
A história de Eva Lis
Lis aproveitou ao máximo a sua oportunidade, apesar de ter entrado no jogo contra Kimberley Birrel (101.ª WTA) "a marchar", sem aquecimento, e venceu-a por 6:2; 6:2 e avançou. Nas duas rondas seguintes, teve batalhas de três sets contra Varvara Gracheva (69.ª WTA) e Jaqueline Cristian (82.ª WTA). Lys é a primeira tenista desde 1988 a chegar à quarta ronda do Open da Austrália como "lucky loser".
A história de Eva é muito complicada. Nasceu em Kiev, mas mudou-se para Hamburgo com os pais, quando era pequena, e aí passou os anos seguintes da sua vida. O seu pai, Vladimir, era um jogador de ténis que jogava na equipa nacional da Ucrânia.
Lys ultrapassou muitas adversidades ao longo do seu percurso e uma das mais recentes que partilhou nesse ano foi o facto de sofrer de artrite na coluna vertebral, o que a leva a ter de desistir frequentemente de torneios, não por culpa própria, mas por problemas de saúde. Apesar desta condição, ela é capaz de competir ao mais alto nível e fará a sua estreia no TOP 100 do ranking WTA depois do Open da Austrália.
Iga Swiatek e Eva Lys jogam na sessão da noite
Iga Swiatek e Eva Lys foram inscritas no calendário para a sessão noturna, hora local (19:00). Será de manhã em Portugal, uma vez que há uma diferença de onze horas entre Lisboa e Melbourne. Até à data, Swiatek e Lys já se defrontaram uma vez. Há cerca de três anos, em Estugarda, Iga venceu por 6:1; 6:1.
Calendário do dia na Rod Laver Arena, segunda-feira, 20 de janeiro
00:30 - Veronika Kuderemetova - Elina Svitolina
15:30 - Jannik Sinner - Holger Rune
8:00 - Iga Świątek - Eva Lys
Após o final do jogo anterior - Alex Michelsen - Alex de Minaur