Mais

Open da Austrália: Keys vence Swiatek e vai defrontar Sabalenka na final em Melbourne

Madison Keys festeja em Melbourne
Madison Keys festeja em MelbourneMARTIN KEEP/AFP
No final de uma meia-final sem fôlego e indecisa até ao fim, Madison Keys derrotou Iga Swiatek em 3 sets (5-7, 6-1, 7-6(8)). A americana vai agora defrontar Aryna Sabalenka na final do Open da Austrália.

Recorde as incidências da partida

Após o apuramento de Aryna Sabalenka para a final à custa de Paula Badosa (6-4, 6-1), Iga Swiatek defrontou Madison Keys.

A segunda cabeça de série do torneio foi quebrada logo no início pela americana, que chegou a liderar por 40-30 antes de desistir do seu serviço. Mas o início da meia-final foi construído sobre bases instáveis: Swiatek cedeu o seu segundo jogo de serviço branco, terminando com um erro não forçado de forehand. Mas Keys não conseguiu tirar partido da situação. Um longo backhand demasiado profundo a 30-0, depois outro no fundo da rede a 30-40: a polaca aproveitou para voltar a empatar.

As coisas voltaram ao normal para Swiatek com um jogo de serviço vencedor na rede.

Um pouco instável no início da quinzena, antes de conseguir sucessos mais convincentes, Swiatek afastou-se para liderar por 5-3 com o serviço a seguir. Mas a polaca voltou a ceder o seu serviço com um erro direto no fundo do court. Keys não precisou de mais, embora aos 40-15 tenha deixado escapar uma pancada. Mas rapidamente compensou com uma pancada vencedora que empatou o encontro a 5-5.

O orgulho de Swiatek foi tocado e ela não perdeu o primeiro set point a seu favor. Bem plantada na sua linha de base, ela produziu uma devolução profunda que apanhou Keys desprevenida e enviou a bola para a rede (7-5).

O segundo set começou como o primeiro, com Keys a quebrar logo no início mas a confirmar a sua vantagem.

Sempre agressiva, a americana tentava constantemente atacar a número 2 mundial. E após um erro de forehand não forçado, Swiatek volta a abandonar o seu serviço. Keys fez um jogo branco para liderar por 4-0.

Asfixiada, Swiatek foi quebrada pela terceira vez consecutiva, deixando poucas dúvidas de que estava perante um set decisivo. Numa jogada desesperada, evitou o bagel, mas sofreu outro break, permitindo que Keys voltasse a estar a um set da outra e começasse o terceiro no seu próprio serviço (6-1).

Forçada a correr até tarde, Swiatek apanhou um susto quando salvou um break point a 30-40 com Keys a liderar por 2-1.

Parecia uma eliminatória para ambas as equipas. Por sua vez, a americana salvou um break point antes de ganhar o seu primeiro jogo.

Depois de uma ronda de espaço para respirar no serviço de Swiatek, as duas jogadoras foram para o "money time". Depois de ter assumido a liderança, Keys viu a sua adversária regressar com autoridade ao 30A. A americana bateu então um winner de forehand no campo para recuperar a sua vantagem.

No entanto, foi um ponto que poderia ter mudado tudo, com Swiatek a recuperar. 0-30, 15-40: a polaca esteve à beira do precipício, mas ganhou os 4 pontos seguintes para recuperar para 4-4.

Teria Keys deixado escapar o seu momento? Swiatek tomou o assunto nas suas próprias mãos: 0-40 e três pontos de break! Mas a americana recuperou e aproveitou um forehand na rede da polaca para empatar a partida a 40A. Swiatek fez um passing shot vencedor, mas não conseguiu finalizar. Keys fez o 5-4 a seu favor depois de um jogo particularmente tenso.

A americana liderava por 15-30, mas a n.º 2 do mundo deixou a sua marca para recuperar para 5-5.

Swiatek conseguiu colocar Keys nas cordas. 0-40, depois 30-40... Mas, desta vez, a polaca acertou a pancada de passagem vencedora que lhe deu o break no momento perfeito, tal como tinha feito no 1.º set.

Mas o seu braço tremeu. A jogadora polaca, apanhada em comprimento, não conseguiu converter o seu match point. Cometeu então a dupla falta que selou o break de Keys.

No super tie-break, Swiatek apanhou Keys de surpresa e quebrou por 4-2. Mas não era para ser: o epílogo deste encontro ainda estava longe. Pacientemente, Keys recuperou de uma desvantagem de 7-5 na segunda mudança. Recuperou e depois ultrapassou a polaca, que quebrou no primeiro match point (5-7, 6-1, 7-6(8)).

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore