Mais

Open da Austrália: O conto de fadas de Eva Lys

Lys em ação durante o jogo da terceira ronda contra a romena Jaqueline Cristian
Lys em ação durante o jogo da terceira ronda contra a romena Jaqueline CristianTingshu Wang / Reuters
Se não fosse a desistência de última hora de Anna Kalinskaya no Open da Austrália, Eva Lys (23 anos) estaria provavelmente a caminho do próximo torneio, depois de ter perdido na terceira ronda do evento de qualificação em Melbourne Park.

Em vez disso, a "lucky loser" alemã está agora à espera de um encontro na quarta ronda com a segunda cabeça de série Iga Swiatek no primeiro Grand Slam do ano, depois de ter vencido a romena Jaqueline Cris tian por 4-6, 6-3 e 6-3 no sábado.

"Obviamente, estou muito, muito feliz por ter chegado à segunda semana. Sinto que a segunda semana foi sempre um sonho para mim",  disse Lys aos jornalistas.

A jogadora de 23 anos, nascida em Kiev, perdeu o seu único encontro anterior com Swiatek em Estugarda, há três anos, mas acredita que estava destinada a defrontá-la no palco mais importante, mesmo que tudo pareça um pouco surreal neste momento.

"Não sei quando é que me vou aperceber", disse: "É definitivamente uma situação incrível, especialmente sabendo que eu fui a lucky loser. Acho que encontrei uma fotografia minha a dormir no dia em que entrei. Estava apenas a tentar passar o tempo no recinto, a tentar fazer alguma coisa, porque não sabia bem o que fazer com o meu tempo. Estava apenas a preparar-me para o meu voo no dia seguinte. É uma história louca, a rapidez com que aconteceu. Foram apenas dois dias. Esses dias mudaram totalmente a minha vida. Por isso, estou mesmo muito grato."

Depois de ter entrado no sorteio principal, Lys mudou o voo da Austrália para domingo. Esses planos terão de ser alterados novamente.

"Neste momento, acho que depois da conferência de imprensa vamos tentar mudar um pouco mais", acrescentou Lys: "Na verdade, é muito engraçado. Acabámos de escolher uma data. Pensámos: 'Pronto, faltam seis dias para domingo. Vamos escolher domingo'. Ainda bem que agora temos de a mudar".

Siga o duelo entre Eva Lys e Iga Swiatek no Flashscore