Recorde as incidências da partida
Osaka precisou de tratamento aos 6-5 do primeiro set, que perdeu no tiebreak para a sua adversária suíça, antes de apertar a mão e abandonar o court.
A antiga número um mundial teve uma preparação atribulada para o primeiro Grand Slam do ano, retirando-se da final em Auckland, novamente com uma lesão abdominal.
"Quero dizer, foi um pouco agitado tentar gerir isto porque obviamente o meu sorteio foi bastante difícil. Mas também estávamos a fazer tudo o que podíamos. Eu ia à terapia todos os dias e coisas do género até à noite. Por isso, os dias têm sido muito longos para mim", disse Osaka aos jornalistas em Melbourne Park.
A japonesa Osaka chegou a Melbourne feliz e confiante, dizendo que a sua lesão estava a melhorar.
A tetracampeã de Grand Slam chegou à terceira ronda de um Slam pela primeira vez desde que regressou no ano passado, após o nascimento da filha Shai, com belas vitórias sobre Caroline Garcia e Karolina Muchova.
Ambas as partidas foram para três sets e claramente tiveram um impacto negativo.
"Obviamente, depois do meu último jogo, ficou muito pior. Acho que foi um pouco inevitável. Mas acho que a competidora que há em mim só queria ir até ao fim", disse Osaka.
Osaka liderava por 5-2 no primeiro set contra Bencic antes de se sentir prejudicada no seu serviço e nos seus movimentos, permitindo que a campeã olímpica de Tóquio empatasse e levasse a partida para um tie break, que venceu por 7-3.
Osaka não conseguiu continuar e deixou a John Cain Arena a sorrir e a acenar aos adeptos, mas desiludida.
"Se eu tivesse conseguido servir, poderia ter ganho e talvez tivesse ido longe no torneio. Também estive na final em Auckland e isso é mau. Também acho que podia ter ganho esse torneio, a minha primeira vitória num torneio. Só espero conseguir resolver o problema e descobrir como ficar saudável a tempo", disse.
Bencic vai enfrentar a americana Coco Gauff, terceira cabeça de série, na quarta ronda.
"Não é assim que se quer que o jogo termine. Pensei que ia ser um bom jogo. Espero que ela fique bem em breve e possa jogar bem durante o resto do ano", disse Bencic.