Desta vez, porém, a dominadora bielorrussa está prevenida, já que a poderosa Rybakina tem-se apresentado em excelente forma há vários meses e sabe exatamente como derrotar a rainha dos pisos rápidos, Sabalenka. Rybakina já o demonstrou, nomeadamente na final das WTA Finals no início de novembro. "Falta apenas um passo", disse a moscovita de 26 anos, sorridente. Depois do triunfo em Wimbledon em 2022, pode conquistar o seu segundo título de Grand Slam.
Sabalenka já conta com mais experiência. Para a jogadora de 27 anos, esta é a quarta final consecutiva no Australian Open, procurando o seu terceiro título em solo australiano e o quinto Major da carreira. No ano passado, perdeu frente a Madison Keys (EUA) em três sets. Mas não foi apenas dessa derrota que tirou ensinamentos.
"Sei exatamente o que correu mal em todas as finais que disputei e perdi", afirmou a poderosa Sabalenka, que também perdeu a final de Roland Garros no ano passado – e quer fazer muito melhor este ano: "Aprendi muito sobre mim própria. Isso não se vai repetir nesta temporada, com toda a certeza."
