Recorde as incidências da partida
A ucraniana Svitolina derrotou Paolini no sorteio feminino, apenas algumas horas depois de Monfils ter surpreendido Taylor Fritz, na mesma Margaret Court Arena, nos singulares masculinos.
O francês Monfils, de 38 anos, estava a assistir do camarote de Svitolina no court, enquanto o casal chegava aos oitavos de final do primeiro Grand Slam do ano.
"Hoje foi uma batalha louca. Inspirei-me com a vitória do meu marido", disse Svitolina, a 28.ª cabeça de série.
"Assisti a um pouco desse jogo, claro que foi difícil perder", acrescentou.
Svitolina acelerou o ritmo no segundo set, depois de ter perdido cinco jogos seguidos no primeiro, contra a italiana Paolini. Ela aproximou-se mais para pegar na bola mais cedo e moveu a veloz Paolini com enormes forehands.
Svitolina venceu um segundo set apertado, depois de um break inicial, e depois fugiu completamente no terceiro, já que Paolini não tinha resposta para a sua pontaria.
"Para ser justa, joguei tão mal no primeiro set que tive de me esforçar muito", disse Svitolina.
"Estou muito feliz com a forma como voltei ao jogo. Estou muito contente com o meu desempenho no final", assumiu.
Svitolina vai defrontar a russa Veronika Kudermetova, que já tinha vencido a brasileira Beatriz Haddad Maia por 6-4 e 6-2.
Em 2024, Paolini tornou-se a primeira mulher italiana a chegar aos oitavos de final nos quatro Grand Slams da Era Open e conquistou o título no Dubai, numa época de grande avanço que a colocou entre as cinco primeiras.
Chegou também à sua primeira grande final em Roland Garros e Wimbledon, mas viu a sua carreira chegar a um ponto final numa hora e 46 minutos em Melbourne.