Mais

Open da Austrália: Swiatek agarra-se aos aspectos positivos depois da dolorosa eliminação

Iga Swiatek reage durante o seu jogo das meias-finais contra Madison Keys
Iga Swiatek reage durante o seu jogo das meias-finais contra Madison KeysReuters / Kim Kyung-Hoon
As esperanças de Iga Swiatek, pentacampeã do Grand Slam, de chegar à sua primeira final do Open da Austrália foram frustradas pela norte-americana Madison Keys, na quinta-feira, mas a polaca afirmou que ainda é jovem e que voltará mais forte no próximo ano.

Swiatek desperdiçou um match point a 6-5 no terceiro set, permitindo a Keys lutar no tiebreak que se seguiu e selar a vitória por 5-7, 6-1, 7-6(8), mas a polaca mostrou-se positiva.

"Eu baseio o meu jogo na solidez e intensidade, no controlo, e hoje foi difícil para mim controlar o curso da ação e ela também jogou muito intensamente", disse Swiatek à Reuters: "No entanto, ainda sou jovem e tenho coisas para aprender, tenho diferentes áreas que posso desenvolver, por isso vou tentar no próximo ano."

Keys é a segunda americana para quem Swiatek perdeu uma meia-final do Open da Austrália, depois que Danielle Collins acabou com seu sonho em 2022.

Swiatek disse que cometeu demasiados erros contra Keys na Rod Laver Arena e espera tirar lições disso.

"Tive menos tempo para tomar decisões calmas", acrescentou: "É difícil dizer o que falhou exatamente, porque sei que podia ter servido melhor, por exemplo, mas não diria que houve uma coisa específica que me fez perder."

Com a derrota para Keys, Swiatek perdeu também a hipótese de recuperar o lugar de número um do mundo. A passagem à final de Aryna Sabalenka, atual campeã, garante que vai continuar no topo.

Questionada pelos jornalistas sobre o quanto doeu não converter o match point, perder a primeira final em Melbourne e perder a oportunidade de voltar a ser a número um, Swiatek respondeu: "É preciso passar por isso para saber".