Mais

Open da Austrália: Swiatek bate Navarro e passa às meias-finais

Iga Swiatek bate uma devolução contra Emma Navarro nos quartos de final
Iga Swiatek bate uma devolução contra Emma Navarro nos quartos de finalYuichi Yamazaki / AFP
Iga Swiatek chegou à segunda meia-final do Open da Austrália ao derrotar a oitava cabeça de série Emma Navarro por 6-1 e 6-2, numa quarta-feira em que a número dois mundial sublinhou mais uma vez as suas credenciais para o título em Melbourne Park.

Reveja aqui as principais incidências da partida

A vitória de Swiatek, numa Rod Laver Arena banhada pelo sol, marcou outro encontro entre a norte-americana e Madison Keys, que superou Elina Svitolina por 3-6 6-3 6-4 nos quartos de final.

"Acho que foi muito mais difícil do que o resultado mostra", disse Swiatek no court.

A polaca tem um registo de 4-1 contra a sua próxima adversária, Keys, mas esperava um teste difícil contra a americana.

"Madison é uma grande jogadora e muito experiente, por isso nunca se sabe. No jogo que perdi, ela deu cabo de mim, por isso acho que pode ser complicado", acrescentou.

Depois de vencer a ucraniana Svitolina, Keys disse que estava ansiosa por torcer por Navarro quando a compatriota enfrentasse a pentacampeã do Grand Slam. No entanto, ela ficou a pensar na dimensão da sua tarefa enquanto procura garantir a sua primeira final de Grand Slam desde o US Open de 2017.

A maior parte das atenções estava centrada na metade superior do sorteio feminino, onde a favorita e bicampeã Aryna Sabalenka garantiu uma meia-final com Paula Badosa na terça-feira. No entanto, a Swiatek pode estar na pole position para o título, já que cedeu apenas 14 jogos nas suas cinco partidas.

Apesar de o resultado sugerir o contrário, Navarro deu a Swiatek uma verdadeira batalha no segundo set e teve um break point no quinto jogo marcado pela controvérsia.

Swiatek avançou para recuperar um drop shot que parecia ter saltado duas vezes em certos ângulos da repetição antes de a sua raquete o ter apanhado.

O jogo continuou, no entanto, com Swiatek a ganhar o ponto e o jogo com um passing shot, deixando Navarro a protestar infrutiferamente com o árbitro de cadeira. A norte-americana não conseguiu recuperar do golpe, perdendo os três jogos seguintes e ficando de fora.

Swiatek desperdiçou o primeiro match point com um mau retorno à rede, mas selou a vitória no segundo quando uma Navarro desesperada disparou para fora da linha.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore