Reveja aqui as principais incidências da partida
A polaca, segunda cabeça de série, que procura conquistar o seu primeiro título em Melbourne, mostrou-se claramente superior à australiana, vencendo por 6-0, 6-3 na Rod Laver Arena. Assim chegou ao fim a campanha "que mudou a vida" de Inglis, que foi chamada para o grande palco depois de Naomi Osaka ter desistido do encontro da terceira ronda devido a lesão.
Só por chegar à quarta ronda, Inglis garantiu 480.000 dólares australianos (245 mil euros) e pontos importantes para o ranking, algo que, antes do encontro, descreveu como "um sonho". No entanto, como era esperado, a sua participação não foi além disso, com Swiatek determinada a seguir em frente.
"Senti-me bastante confiante desde o início", afirmou Swiatek, que já conquistou quatro Roland Garros, o US Open e Wimbledon, mas ainda não ergueu o troféu em Melbourne.
No ano passado, chegou às meias-finais, mas não conseguiu ultrapassar a eventual vencedora, Madison Keys.
"Senti que a velocidade da bola era muito diferente em relação à minha última ronda, por isso tive de adaptar-me com as pernas e ser mesmo precisa no jogo de pés. E estou satisfeita por ter arriscado."
Swiatek entrou forte, venceu o seu serviço sem ceder pontos e quebrou logo o serviço de Inglis.
Quando a australiana conquistou o seu primeiro ponto do encontro, o público da casa soltou um enorme aplauso, mas pouco mais teve para festejar, já que uma Swiatek em grande forma tomou conta do jogo. Foi totalmente dominadora, adiantando-se por 5-0 e fechando o set em 32 minutos, com Inglis a somar apenas 13 pontos.
Contra todas as expectativas, três erros não forçados consecutivos deram a Inglis um break no primeiro jogo do segundo set, com a jogadora de 28 anos a erguer os braços e a celebrar como se tivesse vencido o encontro. No entanto, a alegria durou pouco, já que Swiatek quebrou de imediato e confirmou a vitória sem dificuldades.

