Depois de se retirar da final do torneio de Auckland, no início de janeiro, a 50.ª jogadora mundial foi submetida a uma ressonância magnética que não foi "nem fantástica nem má", disse em conferência de imprensa.
"Tenho treinado bem desde que cheguei" a Melbourne, por isso "tenho a certeza que vou jogar o encontro" contra Caroline Garcia, disse a duas vezes vencedora do Open da Austrália (2019, 2021) e do Open dos Estados Unidos (2018, 2020).
"O meu estado de espírito provavelmente nunca esteve tão claro durante muito tempo", entusiasmou-se a japonesa, que tirou mais de um ano dos courts em 2022-2023, uma longa pausa durante a qual deu à luz uma filha. "Joguei muito bem em Auckland. Sei que perdi, mas na minha cabeça sinto que ganhei", disse Osaka.
"Para mim, é claramente um novo começo na minha carreira" ter chegado à final. Desde que regressou aos courts, em janeiro de 2024, Osaka nunca tinha disputado um encontro pelo título. "Estou muito ansiosa por jogar aqui e acho que vou fazer um grande torneio", disse ela.