Recorde as incidências da partida
Rafa Nadal conseguiu fechar o círculo ao vencer em Melbourne, Paris, Londres e Nova Iorque aos 24 anos. Alcaraz alcançou esse feito com apenas 22.
O espetáculo estava garantido. Carlos Alcaraz e Novak Djokovic protagonizaram uma final emocionante, ainda que algo lenta no início. Nenhum dos finalistas queria ceder terreno. O sérvio, contudo, entrou no court em Melbourne com mais intensidade.
Djokovic começou agressivo a final masculina do Open da Austrália. No primeiro set mostrou-se implacável. Ganhou vantagem com um 3-1 bastante sólido. Depois, despachou Carlos Alcaraz (2-6) e limitou-lhe as hipóteses. Djokovic aproveitou a potência do seu serviço para forçar os erros do adversário.
A oscilação de Djokovic no primeiro serviço – de 93% para 50% em pontos ganhos – era a brecha que Alcaraz precisava para voltar ao jogo e dominar o segundo set. A quebra escapou no primeiro jogo, mas preparou o terreno para o espanhol dar o troco na mesma moeda, com 6-2 em 37 minutos.
Após um set de domínio para cada, o terceiro teve um equilíbrio inédito na final. Djokovic recuperou o ritmo dos golpes, mas Alcaraz seguiu a criar problemas no primeiro serviço do sérvio e dando poucas brechas nos jogos de serviço.
O número 1 do mundo procurou a quebra no quinto jogo e fechou o parcial com 6-3, em 52 minutos. Djoko ainda salvou quatro set points antes de ser quebrado novamente.
Ao atingir o Career Slam com 22 anos e 8 meses, Alcaraz derrubou uma marca de quase nove décadas. O recorde pertencia ao americano Don Budge, que fechou os Grand Slams em 1938, com 23 anos e 3 meses.
Na Era Open, Alcaraz superou o compatriota Rafael Nadal em precocidade (24 anos e 3 meses). Só outros quatro jogadores possuem o Career Slam no período profissional do tênis (desde 1968): Rod Laver, Andre Agassi, Roger Federer e o próprio Novak Djokovic.
Alcaraz tem um aproveitamento quase perfeito em finais de Grand Slams, com sete títulos e um vice. Também empatou o retrospecto geral contra Djokovic, agora em 5-5. Nas decisões, o espanhol tem vantagem por 3-2.
