Mais

Ténis: Lesão força Ugo Humbert a desistir das meias-finais de Basileia

Azar para Ugo Humbert
Azar para Ugo HumbertPhoto par FABRICE COFFRINI / AFP

O francês Ugo Humbert foi forçado a abandonar as meias-finais do ATP 500 de Basileia, quando estava a um set do espanhol Alejandro Davidovich Fokina - 6-7(4), 1-3. O gaulês sofreu uma lesão na zona lombar e estava com "demasiadas dores" para continuar. É um duro golpe para ele, que deverá regressar aos courts na segunda-feira, no Masters 1000 de Paris, onde irá defrontar... Davidovich-Fokina.

Reveja as principais incidências da partida

Ugo Humbert sentiu dores na zona lombar no seu terceiro jogo de serviço e acabou por perder o primeiro set num tiebreak, por 6-7(4), antes de cair completamente no segundo set e desistir, por 6-7(4), 1-3. Foi uma decisão sensata para o 24.º classificado do mundo e o melhor jogador francês do momento, por recomendação do seu treinador Jérémy Chardy, que estava no camarote, uma vez que a primeira ronda do Masters 1000 de Paris tem início na segunda-feira, onde vai encontrar Alejandro Davidovich-Fokina, o seu adversário da noite. O espanhol vai defrontar o jovem brasileiro João Fonseca na final.

Depois de ter ganho os dois jogos de serviço, Ugo Humbert teve de procurar assistência médica devido a dores na zona lombar. De regresso ao court, o francês não pareceu incomodado e chegou mesmo a dar um set branco a Davidovich-Fokina para passar para a frente por 3-2. Sólido no serviço e preciso nas diagonais, o francês liderou as trocas de bola e levou o espanhol ao limite nas suas devoluções. Mas, no serviço seguinte, Davidovich-Fokina deu a Humbert um momento difícil nas suas devoluções, pois estava visivelmente enfraquecido.

Um sentimento que se confirmou alguns minutos mais tarde, quando teve de correr para devolver uma bola mais curta do seu adversário. Mas continua a ser infalível com os seus forehands e dispõe do primeiro break point do encontro. Humbert não conseguiu quebrar, mas confirmou o seu jogo de serviço antes de voltar ao fisioterapeuta com 5-4. Do outro lado, o espanhol estava a ficar frustrado e a cometer mais erros não forçados, apesar de estar a segurar o resultado. Os dois homens decidiram então o tie-break. Davidovich-Fokina aproveitou a falta de condição física do francês para o afastar no fundo do court e assumir a liderança pela primeira vez no encontro, 1-0.

O espanhol, mais concentrado, chegou mesmo a quebrar no início do segundo set para assumir definitivamente a liderança por 2-0. Humbert arriscou apesar das suas limitações físicas, mas teve menos sucesso do que no início do encontro. A questão de uma potencial desistência chegou mesmo a colocar-se aos 3-0, quando o francês falhou por duas vezes a devolução do serviço do adversário. Mas apesar de ter conseguido negociar bem o seu serviço no jogo seguinte, o seu treinador Jérémy Chardy aconselhou-o nas bancadas a "parar se doer demasiado". Foi o que fez o 24.º classificado do mundo.