O duelo de domingo entre a tetracampeã de torneios do Grand Slam Sabalenka e o antigo número 13 mundial Kyrgios é visto por muitos como entretenimento, mas há quem critique, considerando que pode desvalorizar o ténis feminino ao banalizar décadas de luta pela igualdade.
Ambos afirmaram não dar grande importância ao debate em torno do encontro, que será disputado no Dubai.
"Este evento é realmente imprevisível e não sei o que esperar. É precisamente isso que adoro, porque é esta sensação que procuramos quando praticamos desporto, estas situações imprevisíveis, e gosto de desafiar-me. Para mim, é um enorme desafio, sobretudo por defrontar o Nick, um jogador imprevisível e irreverente", disse Sabalenka aos jornalistas no sábado.
"É um excelente treino para mim e uma mensagem importante para as raparigas. Espero que vejam o encontro e percebam a força e a coragem que tenho ao desafiar-me a jogar contra um homem", acrescentou.
Na "Batalha dos Sexos" original, em 1973, a pioneira Billie Jean King venceu o então campeão do Grand Slam Bobby Riggs, de 55 anos, que defendia que o ténis feminino era inferior ao masculino. King afirmou recentemente à BBC que, embora o encontro no Dubai partilhe o mesmo nome, não tem o mesmo peso que o seu duelo com Riggs. O seu confronto foi uma luta por mudança social numa época culturalmente muito diferente, explicou.
Sabalenka concordou.
"Eles estavam a lutar por objetivos diferentes. Nós estamos aqui para levar o ténis a outro patamar, dar visibilidade ao nosso desporto e ajudar o ténis a crescer. Sinto que as mulheres já provaram que merecem igualdade e amanhã (domingo) vou mostrar que somos capazes de dar luta a um homem e divertir-nos", indicou.
"Coisas incríveis"
Kyrgios afirmou que o mundo precisa de mais iniciativas colaborativas como o seu encontro com Sabalenka.
"Há demasiada divisão, demasiada luta e falta de trabalho em equipa. Independentemente do resultado, obviamente quero vencer, mas o mais importante é mostrar que juntos conseguimos coisas incríveis no desporto. Acho que isto demonstra que podemos alcançar feitos verdadeiramente notáveis juntos no desporto", defendeu.
Enquanto Riggs já se tinha retirado do circuito masculino quando defrontou King, Kyrgios continua ativo no circuito ATP. No entanto, a carreira do antigo finalista de Wimbledon tem sido marcada por lesões nas últimas épocas, tendo disputado apenas cinco encontros de singulares profissionais em 2025.
O encontro à melhor de três sets terá regras adaptadas, incluindo apenas um serviço para cada jogador e um campo ligeiramente mais pequeno para Sabalenka, sendo que, em caso de decisão, um tie-break de 10 pontos determinará o vencedor.
"Só porque o campo vai ser mais curto, ele não vai arriscar pancadas mais fortes e eu vou estar sempre em modo ofensivo. Essa é a minha força, o meu jogo e a minha vantagem... Também tenho bom toque e um alvo maior para fazer coisas divertidas", afirmou Sabalenka.
