A americana Coco Gauff, atual campeã em Pequim, teve dificuldades em qualificar-se para os oitavos de final do torneio WTA 1000 da China, ao vencer a canadiana Leylah Fernandez por 6-4, 4-6 e 7-5.
Recorde as incidências da partida
"Fiz o que tinha de fazer para ganhar hoje. Foi muito físico", disse a americana de 21 anos, que vai defrontar na próxima ronda a suíça Belinda Bencic (16.ª classificada do ranking mundial). A terceira classificada do ranking mundial, que foi rápida na estreia, na sexta-feira, teve de batalhar durante 2 horas e 45 minutos para superar a adversária (25.ª classificada), que foi finalista do US Open em 2021.
A liderar por 5-2 no último set, Gauff falhou um match point antes de Fernandez recuperar para 5-5. A americana aproveitou então um forehand na rede da canadiana para fazer o break e chegar à vitória final.
A sua compatriota Amanda Anisimova (4.ª), finalista em Wimbledon e no Open dos Estados Unidos este ano, também se qualificou ao derrotar a chinesa Zhang Shuai (112.ª) por 7-6 (13/11) e 6-0.
Na próxima ronda, vai defrontar a checa Karolina Muchova (15.ª), que venceu a espanhola Paula Badosa (18.ª) depois de ter sido forçada a desistir após estar a perder 4-2 no primeiro set.
Jasmine Paolini (5.ª), que recentemente venceu a Taça Billie Jean King com a Itália, também garantiu o seu lugar nos oitavos de final ao derrotar facilmente Sofia Kenin (26.ª) por 6-3 e 6-0. Foi a sua primeira vitória sobre a americana em quatro encontros.
Foi o fim do torneio para Elena Rybakina (10.ª), do Cazaquistão, que foi eliminada pela alemã Eva Lys (66.ª) por 6-3, 1-6 e 6-4.