Mais

Ténis: Coco Gauff supera Leylah Fernandez e mantém viva a defesa do título em Pequim

Coco Gauff comemora a vitória sobre Leylah Fernandez
Coco Gauff comemora a vitória sobre Leylah FernandezWANG ZHAO / AFP

A campeã Coco Gauff resistiu a um duro teste contra Leylah Fernandez, este domingo, lutando para vencer por 6-4, 4-6, 7-5 e manter vivas as suas esperanças de conquistar o China Open pelo segundo ano consecutivo.

Recorde as incidências da partida

“Fiz o que tinha de fazer para vencer hoje,” disse a americana de 21 anos.

“Foi muito físico,” comentou Gauff: “A partida foi um vai e vem.”

Gauff parecia estar no controlo no primeiro set, mas a combativa Fernandez reagiu no segundo e forçou o terceiro set.

A canadiana, 25.ª do ranking, salvou um match point para empatar em 5-5, mas Gauff acabou por vencer a maratona de duas horas e 45 minutos quando Fernandez errou na rede.

A número três do mundo vai agora enfrentar a suíça Belinda Bencic ou a australiana Priscilla Hon, que veio da qualificação, por um lugar nos quartos de final.

No quadro masculino, o italiano Lorenzo Musetti pediu desculpa em quadra após o seu jogo de domingo, por um incidente com adeptos que tossiam durante o torneio.

“Bem, antes de mais nada, quero fazer... um pedido de desculpas público,” disse o italiano de 23 anos em inglês, depois de vencer o francês Adrian Mannarino 6-3, 6-3 e avançar aos quartos de final.

Os adeptos vaiaram-no ao entrar na quadra e alguns faziam ruídos altos de tosse.

“Compreendo perfeitamente o vosso ponto e... lamento o que disse e o que fiz, então peço desculpa, obrigado pela compreensão,” afirmou.

No entanto, o entrevistador em quadra não traduziu o pedido de desculpas para o chinês aos adeptos, apenas transmitiu brevemente os comentários de Musetti sobre a partida.

No quadro feminino, a alemã Eva Lys surpreendeu a número 10 do mundo e ex-campeã de Wimbledon Elena Rybakina, por 6-3, 1-6, 6-4.

“Estive a tentar conseguir uma vitória contra uma top 10 durante todo o ano,” disse Lys, de 23 anos e 66.ª do ranking.

“Esta é a primeira. Estou muito feliz por finalmente ter conseguido", assumiu.

A polaca Iga Swiatek é a principal favorita no evento WTA 1000 após a desistência da número um do mundo, Aryna Sabalenka.

O italiano Jannik Sinner é o principal cabeça de série no torneio masculino ATP 500, que se disputa juntamente com o feminino.