Falando antes da abertura da temporada no Brisbane International, Sabalenka, de 26 anos, quis garantir que a sua rivalidade com a polaca número dois do mundo não se tornasse demasiado intensa. As duas treinaram juntas em Abu Dhabi na semana passada, e Sabalenka publicou um vídeo no TikTok.
"Pensei que tínhamos de ficar juntas, divertirmo-nos e desfrutar da nossa rivalidade, sem sermos demasiado duras uma com a outra. Por isso, pedi-lhe (para treinar comigo) e fizemo-lo. Depois, eu estava a fazer ginástica após o treino. E ela perguntou se podia juntar-se, filmámos e publicámos o vídeo", contou.
"As coisas entre nós também estão a ficar mais calmas. Tenho de dizer que ela é uma pessoa muito simpática. Foi divertido conhecermo-nos uma à outra", acrescentou.
Sabalenka vai aquecer para a defesa do título do Open da Austrália no calor de Brisbane, enquanto Swiatek joga na United Cup de equipas mistas em Sydney.
A bielorrussa ganhou os dois últimos títulos em Melbourne Park e pode tornar-se a primeira mulher desde Martina Hingis em 1997-99 a ganhar três títulos consecutivos do Open da Austrália, mas insistiu que não estava a pensar nesse marco.
"Sinceramente, só soube disso há uns dias, quando o vi no Twitter", disse, referindo-se à plataforma que agora se chama X.
"É fixe atingir um objetivo tão incrível, um sonho de tantos jovens jogadores. Mas, mais uma vez, acho que é melhor concentrar-me em mim. Se conseguir apresentar o meu melhor ténis, sei que sou capaz de o fazer", vincou.
Sabalenka também disse que o facto de ir para a Austrália como número um mundial não fez qualquer diferença na sua abordagem.
"Não importa qual é a classificação. Temos de ir, competir, lutar, dar o nosso melhor. Não importa se és um, dois, três ou 100", apontou.
Sabalenka tem um bye na primeira ronda antes de defrontar Viktoriya Tomova ou Renata Zarazua na segunda ronda.