Carlos Alcaraz brilhou com um lob espetacular, batendo a bola entre as pernas durante o encontro que venceu por 6-3, 6-1 frente ao alemão Daniel Altmaier, nos oitavos de final da prova no Mónaco.
O jogador de Múrcia, que mais tarde conquistou o título em Monte Carlo, deslumbrou todos com esta jogada genial. Demonstrou como consegue reunir todos os seus maiores atributos num só ponto – desde a velocidade, passando pela força e talento, até à técnica. Foi assim que a ATP descreveu o momento ao anunciar o vencedor, escolhido pelos adeptos numa votação, atribuindo a este ponto o título de "hot shot".
O ponto começou com uma troca de pancadas entre ambos os jogadores, até que Altmaier executou uma curta junto à rede, obrigando Alcaraz a correr atrás da bola e devolvê-la com um toque subtil. O espanhol teve depois de sprintar até à linha de fundo para responder a mais uma pancada do alemão, conseguindo fazê-lo com um lob entre as pernas. A bola voltou para o lado de Alcaraz, que finalizou a jogada com um backhand potente, impossível de devolver para Altmaier.
Como tantas vezes em momentos importantes, Carlos Alcaraz levou o dedo ao ouvido, celebrando com o público um ponto inesquecível, que oito meses depois foi eleito o mais bonito da temporada.
Carlos Alcaraz venceu a votação da ATP, superando jogadores como o búlgaro Grigor Dimitrov e o polaco Hubert Hurkacz, que também conseguiram dois pontos espetaculares cada um.
Com 22 anos, Carlos Alcaraz já soma 24 títulos, incluindo seis do Grand Slam. Nesta época, conquistou um total de oito troféus, entre os quais dois títulos do Grand Slam – em Roland Garros e no US Open – somando 71 vitórias em 80 encontros disputados.
O espanhol recebeu ainda, pela segunda vez na carreira, o Prémio Stefan Edberg para a postura desportiva, enquanto os seus treinadores Juan Carlos Ferrero e Samuel López foram distinguidos com o prémio ATP de treinador do ano.
