Ténis: Frederico Silva “muito contente" com primeiro título challenger

Frederico Silva venceu Federico Agustin Gomez na final de Chennai, na Índia
Frederico Silva venceu Federico Agustin Gomez na final de Chennai, na ÍndiaFederação Portuguesa de Ténis

O tenista português Frederico Silva mostrou-se este domingo “muito contente com a conquista do primeiro título challenger” da carreira, após a vitória em três sets sobre o argentino Federico Agustin Gomez na final de Chennai, na Índia.

Recorde as incidências da partida

Era um título que já andava à procura há algum tempo. Já tinha conseguido jogar algumas finais e algumas tinha perdido em três sets, por isso já tinha andado perto desse primeiro troféu”, disse o jogador das Caldas da Rainha, em declarações à Lusa.

Frederico Silva, número 255 do ranking ATP e sexto cabeça de série, impôs-se ao adversário (196.º), pelos parciais de 6-4, 6-7 (10-12) e 6-4, alcançando assim, na quinta final disputada no ATP Challenger Tour, o primeiro cetro da carreira.

Obviamente, nos últimos anos, com as paragens que tive, andei um bocadinho mais longe deste tipo de encontros e, agora, estou muito satisfeito por ter chegado à final e ter conseguido, finalmente, o meu primeiro título”, reconheceu o caldense, de 30 anos, que superou várias lesões ao longo da carreira.

Depois de ter desperdiçado seis match points, Frederico Silva conseguiu converter o sétimo ponto de encontro, ao fim de três horas de duelo, tornando-se, assim, no 13.º tenista português a sagrar-se campeão no ATP CHallenger Tour.

Entrei muito bem no encontro, fiz um primeiro set bastante bom. No segundo set, que esteve sempre mais para o meu lado, custou-me a fechar, também por mérito do meu adversário, que jogou bem nos momentos importantes, nos ‘match points’ que salvou. Tentei ao máximo limpar a cabeça para o terceiro set e voltar a ser fiel à minha tática. Felizmente consegui pôr-me novamente em vantagem, não consegui fechar nos primeiros ‘match points’, quando estive a servir a 5-3, mas mantive-me positivo, resiliente e com confiança. Acabei por conseguir fazer o ‘break’ no 5-4 e fechar o encontro”, explicou.

Graças aos 50 pontos acumulados com a vitória, “muito importantes para o resto da temporada”, o tenista português vai subir na hierarquia mundial, em vésperas de iniciar o segundo challenger discutido em solo indiano, desta feita em Nova Deli.