Ténis: Ben Shelton conquista Dallas depois de salvar três pontos de encontro

Shelton fez a esta na cidade texana
Shelton fez a esta na cidade texanaPhoto par SAM HODDE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

O norte-americano Ben Shelton (9.º do ranking mundial) acabou por fazer ceder o seu compatriota Taylor Fritz (7.º) por 3-6, 6-3, 7-5 na final do torneio ATP 500 de Dallas, conquistando, aos 23 anos, o quarto título da sua carreira no circuito, este domingo.

Reveja aqui as principais incidências da partida

O esquerdino parecia perdido quando Fritz liderava por 5-4 no terceiro set. Nessa altura, salvou o seu serviço ao afastar três pontos de encontro, antes de arrasar o compatriota nos dois jogos finais. Interrompido na sua ascensão ao lesionar-se no ombro esquerdo na 3.ª ronda do US Open em setembro passado, Shelton, jogador explosivo e espetacular, parece ter recuperado o nível que o levou a ser, ainda que por pouco tempo, número 5 mundial em 2025.

No entanto, Fritz começou de forma perfeita a sua 20.ª final no circuito, ao quebrar o primeiro jogo de serviço de Shelton e distanciar-se por 3-0. Manteve essa vantagem até ao final de um set que venceu por 6-3 em menos de meia hora, sem conceder qualquer ponto de break. Fritz ainda dispôs de outro ponto de break logo no início do segundo set, a 1-1, mas não o aproveitou.

Shelton foi depois subindo de rendimento e ritmo. Apanhando cada vez mais vezes Fritz em velocidade, que se mostrou subitamente menos incisivo, conseguiu-lhe quebrar o serviço a 4-3 e igualou o encontro a um set para cada lado após menos de uma hora de jogo. No set decisivo, quase tão longo como os dois primeiros juntos, ambos os jogadores responderam à altura, ponto a ponto.

Shelton, sempre muito agressivo, fez o break muito cedo com um impressionante golpe de direita em contra-ataque. Fritz, à beira da rutura, resistiu, recuperou, voltou a liderar, mas acabou por ceder.