O tenista de 37 anos, que foi submetido a duas cirurgias ao joelho desde 2023, venceu o norte-americano Learner Tien 7-5 7-6(4) no Dallas Open, esta terça-feira, atingindo assim o marco e colocando-se na segunda posição entre os jogadores em atividade, apenas atrás de Novak Djokovic (1.168 vitórias).
"Tem sido extremamente difícil nestes últimos anos, estive a lutar contra muitas adversidades", afirmou Cilic, que ultrapassou também o registo do compatriota croata Goran Ivanisevic, que somava 599 triunfos ao mais alto nível.
"Chegar a este patamar, jogar a este nível contra adversários como o Learner, que é um jogador incrível e pode ter uma carreira fantástica, é simplesmente um prazer".
"Alcançar este marco diz muito sobre a minha dedicação ao ténis, por viver neste desporto durante tantos anos. Deu-me imensa alegria e adoro-o. É divertido ainda estar aqui a competir e não podia estar mais feliz".
Cilic, que conquistou o seu único título do Grand Slam em Flushing Meadows em 2014, sofreu uma rotura do menisco lateral do joelho direito em 2023 e foi operado. Seguiu-se uma nova intervenção em 2024, devido a dificuldades na recuperação.
O antigo número três mundial regressou em grande plano ao alcançar a quarta ronda de Wimbledon no ano passado e a terceira ronda do Open da Austrália no mês passado.
Cilic vai defrontar outro norte-americano em Dallas, podendo ser Trevor Svajda ou Ethan Quinn o próximo adversário.
