Ténis: Fritz vence Korda e garante presença nas meias-finais de Dallas com Cilic, Shelton e Shapovalov

Taylor Fritz celebra
Taylor Fritz celebraSAM HODDE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

O principal cabeça de série, Taylor Fritz, conquistou os últimos cinco pontos no tie-break decisivo para derrotar o compatriota Sebastian Korda e avançar para as meias-finais do ATP Dallas Open, esta sexta-feira.

O número sete mundial Fritz recuperou para vencer o 53.º do ranking, Korda, por 6-7 (2), 6-4, 7-6 (5) e garantir um duelo com o croata Marin Cilic, vencedor do US Open em 2014, numa meia-final marcada para sábado. O norte-americano, que soma agora quatro vitórias em cinco encontros frente a Korda, disparou 22 ases e salvou os quatro pontos de break que enfrentou, fechando o encontro ao fim de duas horas e 30 minutos.

"Estou apenas orgulhoso da forma como consegui lidar com os momentos decisivos deste encontro", afirmou Fritz; "Ele esteve sempre a pressionar muito o meu serviço. Jogou a um nível muito alto."

Fritz também conseguiu recuperar depois de sofrer uma lesão no cotovelo direito ao responder a uma bola de Korda no segundo set.

"Senti logo uma dor muito aguda no cotovelo, servi uma vez a seguir – felizmente consegui – e percebi de imediato que precisava do fisioterapeuta. Estava mesmo mal", explicou Fritz: "Tive alguns jogos em que tive mesmo receio de forçar o serviço porque sentia que, se aquela dor voltasse, ia perder o ponto, mas depois tomei analgésicos, comecei a sentir-me melhor e acabei por confiar no braço, ao ponto de já nem pensar nisso durante grande parte do segundo e todo o terceiro set."

Com 5-4 no tie-break final, Korda enviou dois forehands para fora e Fritz fechou o encontro com um serviço vencedor no último ponto.

Cilic garantiu a presença nas meias-finais ao bater o britânico vindo do qualifying Jack Pinnington Jones por 6-1, 6-4.

Fritz tem vantagem de 2-1 nos duelos ATP frente ao experiente Cilic, de 37 anos, tendo vencido em terra batida no Monte Carlo em 2022 e em Indian Wells em 2017, mas perdido a final de 2021 em São Petersburgo.

O canadiano Denis Shapovalov manteve a defesa do título em aberto, ao derrotar o terceiro cabeça de série, Alejandro Davidovich Fokina, de Espanha, por 5-7, 6-4, 6-3.

Shapovalov vai agora defrontar o segundo cabeça de série, o norte-americano Ben Shelton, que recuperou para vencer o sérvio Miomir Kecmanovic por 5-7, 6-3, 6-4.