Recorde as incidências da partida
O norte-americano Fritz, número sete do ranking mundial, alcançou a sua 20.ª final de carreira no circuito ATP e a primeira desde o Open do Japão, em setembro passado.
"Fiz um excelente trabalho a segurar o serviço, consegui ultrapassar muitos desses jogos", afirmou Fritz, que nunca enfrentou um ponto de break.
"Acho que consegui criar boas oportunidades para lhe quebrar o serviço, mas ele esteve muito bem, serviu a um nível elevado em todos os pontos de break", acrescentou.
Fritz procura o 11.º título da carreira e o primeiro desde que conquistou o seu quarto troféu em Eastbourne, em junho passado.
Cilic, o croata de 37 anos que venceu o US Open em 2014, somou 16 ases, mas cometeu também oito duplas faltas.
Fritz vai disputar o título no domingo frente ao vencedor do duelo entre o campeão em título Denis Shapovalov, sétimo cabeça de série do Canadá, e o segundo cabeça de série Ben Shelton, nono do ranking mundial.
Fritz, finalista do US Open 2024, adiantou-se por 3-0 no primeiro tie-break, serviu dois ases consecutivos para ficar com vantagem de 6-3 e fechou o set inaugural com um potente serviço ao centro, somando o seu 14.º ás.
No segundo tie-break, Fritz selou o encontro à primeira oportunidade, quando Cilic devolveu de direita para fora.
"Tive de resolver nos tie-breaks", disse Fritz.
"Acho que joguei pontos sólidos, consegui muitos primeiros serviços e obriguei-o a trabalhar", acrescentou.
Shelton tem um registo de 3-0 frente a Shapovalov, com vitórias em 2024 em Wimbledon, Washington e Xangai.
No confronto direto, Fritz apresenta um registo de 5-6 diante de Shapovalov, tendo perdido nos oitavos de final em Dallas no ano passado, mas vencido o último duelo em Miami, também em 2023. Frente a Shelton, o balanço é de 1-1, com triunfo em Indian Wells em 2023 e derrota nas meias-finais do Canadá no ano passado.
"Ambos os jogadores são muito perigosos. Seja quem for, tudo se vai decidir no serviço", concluiu Fritz.
