O estreante Corentin Moutet deu à França, 10 vezes campeã, o início ideal em Osijek ao vencer o favorito da casa Dino Prizmic 6-4, 5-7, 6-1, antes de o número 57 do mundo Arthur Rinderknech superar o potente vencedor do US Open de 2014 Marin Cilic 6-2, 6-4.
A França avança se vencer qualquer um dos três encontros possíveis no sábado, começando pelos pares.
Em Groningen, os anfitriões Países Baixos esperam repetir a campanha do ano passado, em que perderam a final para a Itália, mas já têm uma montanha para escalar depois de perderem ambos os duelos singulares para a Argentina.
Jesper De Jong foi derrotado 6-4, 6-4 por Tomas Etcheverry antes de o número 21 do mundo Francisco Cerundolo superar Botic van de Zandschulp 7-6(1), 6-1 para colocar os visitantes no comando.
O capitão neerlandês Paul Haarhuis disse que a equipa vai precisar de ser perfeita no sábado.
"Não podemos permitir maus jogos amanhã, é um buraco fundo em que estamos", disse. "Mas ainda temos uma oportunidade."
A Áustria está bem posicionada para surpreender a Hungria, depois de também ter ficado com vantagem de 2-0 em Debrecen.
Jurij Rodionov, 158.º do ranking mundial, deu a liderança à Áustria ao surpreender Fabian Marozsan, 56.º do ranking, 6-2, 6-7(5), 7-5, e Lukas Neumayer, também fora do top 50, resistiu ao experiente Marton Fucsovics 6-3, 3-6, 7-6(7).
O alemão Jan-Lennard Struff, que chegou à quarta ronda do US Open este mês, colocou a equipa em vantagem contra o Japão, em Tóquio, com uma vitória difícil em três sets sobre Yoshihito Nishioka, e Yannick Hanfmann passou facilmente por Shintaro Mochizuki.
Em Delray Beach, o número um dos Estados Unidos Taylor Fritz igualou o confronto em 1-1 contra a República Checa depois de vencer o 17.º classificado Jakub Mensik 6-4, 6-3.
"É ótimo. É obviamente ótimo jogar pela Equipa dos EUA", disse Fritz: "O público esta noite foi fantástico em Delray. Adoro estar em Delray, e precisávamos deste resultado, por isso é ótimo sair e entregar para a equipa."
Jiri Lehecka tinha dado a liderança à República Checa depois de uma vitória dominante por 6-3, 6-2 sobre Frances Tiafoe.
Espanha enfrenta a Dinamarca em Marbella no sábado, assim como a Austrália, que recebe a Bélgica.
A Itália, detentora do título, está apurada para a Final 8 como anfitriã, com os sete vencedores dos confrontos de qualificação deste fim de semana a juntarem-se a ela.