Alcaraz regressa em grande e avança em Doha (2-0), Tsitsipas também segue em frente (0-2)

Carlos Alcaraz celebra a vitória frente a Arthur Rinderknech em Doha
Carlos Alcaraz celebra a vitória frente a Arthur Rinderknech em DohaReuters / Mohammed Salem

Carlos Alcaraz regressou em grande à competição após o seu triunfo no Open da Austrália, ao vencer Arthur Rinderknech por 6-4 e 7-6(5) na 1.ª ronda em Doha, esta terça-feira.

Alcaraz, que se tornou o mais jovem de sempre a completar o Grand Slam de carreira com a vitória em Melbourne, afastou o 30.º classificado Rinderknech em dois sets muito equilibrados.

"Foi mesmo muito difícil. O Arthur é um jogador muito perigoso. Ninguém quer defrontá-lo logo na 1.ª ronda. Estou satisfeito com o meu nível. Fico contente por ter ultrapassado momentos complicados no encontro. Estou feliz por ter mantido a calma e uma atitude positiva, e por ter jogado um ténis de grande qualidade", afirmou Alcaraz.

O número um mundial vai defrontar outro francês na 2.ª ronda, o 60.º do ranking, Valentin Royer.

Alcaraz venceu o primeiro set depois de quebrar no quinto jogo, mas encontrou uma forte resistência de Rinderknech, que conquistou os seus primeiros pontos de break do encontro quando o principal cabeça de série servia para forçar o tie-break no segundo set. O espanhol salvou ambos e depois fechou o triunfo no tie-break, com uma direita paralela no match point.

O principal rival de Alcaraz, Jannik Sinner, está do outro lado do quadro. Desde que Andrey Rublev ergueu o troféu em Madrid, em maio de 2024, nenhum jogador além de Alcaraz ou Sinner conquistou um título de nível ATP num torneio em que ambos participaram.

Rublev garantiu a presença na 2.ª ronda com um triunfo tranquilo por 6-4 e 6-3 frente ao neerlandês Jesper De Jong.

Alcaraz, que foi eliminado nos quartos de final na sua estreia no Qatar Open há um ano, pode defrontar um dos três antigos campeões presentes no quadro, Karen Khachanov, nos quartos de final, caso ultrapasse Royer na quarta-feira.

Khachanov e Tsitsipas seguem em frente

O sétimo cabeça de série, Khachanov, precisou de três sets para ultrapassar o japonês lucky loser Shintaro Mochizuki, enquanto Stefanos Tsitsipas bateu o wild card tunisino Moez Echargui e vai agora defrontar o vencedor de 2023, Daniil Medvedev.

Jiri Lehecka, que eliminou Alcaraz do torneio do ano passado, venceu de forma convincente o norte-americano Jenson Brooksby em dois sets na sua estreia.

Veja aqui todos os resultados em Doha