De volta à competição há quinze dias, após seis meses de paragem devido a uma lesão nas costas, Fils venceu o checo Jiri Lehecka (22.º) por 6-3, 6-3.
Recorde as incidências da partida
O antigo n.º 1 francês teve de salvar um ponto de break logo no primeiro jogo, antes de conseguir quebrar por duas vezes o serviço do checo, primeiro a 1-0 e depois a 4-1.
Lehecka ainda devolveu uma das quebras, mas não foi suficiente para impedir Fils de conquistar um primeiro set mais equilibrado do que o resultado deixa transparecer, com 52 minutos de duração e praticamente todos os jogos a serem decididos nas vantagens.
No segundo set, Fils impôs-se de forma ainda mais clara, ao quebrar por três vezes o serviço de Lehecka, contra apenas uma do checo.
O próximo adversário do francês, cujo regresso já é um sucesso, será Jannik Sinner (2.º) ou, novamente, um checo, Jakub Mensik (16.º), que se defrontam no último jogo dos quartos de final desta quinta-feira.
No início da tarde, Rublev foi o primeiro a garantir um lugar nas meias-finais, ao superar o grego Stafanos Tsitsipas por 6-3, 7-6 (7-2).
A demonstrar grande solidez, o russo fechou o primeiro set ao serviço de Tsitsipas, sem lhe permitir qualquer ponto, e o segundo ao assumir desde logo o controlo no tie-break, concluído com uma voleia vencedora.
No entanto, Rublev terá um grande desafio para defender o seu título: o adversário nas meias-finais poderá ser Carlos Alcaraz. O espanhol vai defrontar o russo Karel Khachanov, a quem venceu nas cinco partidas anteriores, cedendo apenas um set.
