A campeã do Australian Open e primeira cabeça de série Rybakina foi obrigada a abandonar o seu encontro dos oitavos de final devido a problemas gastrointestinais no início do terceiro set frente à croata Antonia Ruzic.
A cazaque junta-se a outras jogadoras de destaque, incluindo as duas melhores do mundo, Aryna Sabalenka e Iga Swiatek, bem como Victoria Mboko e Barbora Krejcikova, ao abandonar ou retirar-se do torneio WTA 1000.
Ruzic, que na primeira ronda eliminou a vencedora do US Open 2021 Emma Raducanu, alcançou os seus primeiros quartos de final de um WTA 1000 na carreira.
"Na verdade, foi uma história incrível ter entrado como lucky loser, porque perdi na primeira ronda do qualifying", afirmou Ruzic.
"Muitas jogadoras tiveram marcas impressionantes como lucky losers, porque assim tens uma segunda oportunidade e já não tens nada a perder. Só tens de mostrar o teu melhor ténis. Estou satisfeita com o que consegui hoje", acrescentou.
A número 67 mundial, de 23 anos, vai defrontar a sétima cabeça de série Elina Svitolina por um lugar nas meias-finais, depois de a ucraniana ter vencido Belinda Bencic por 4-6, 6-1, 6-3.
Anisimova, segunda cabeça de série, disputou o seu primeiro encontro do torneio após ter passado a primeira ronda com bye e ter beneficiado de um walkover na segunda, vencendo Janice Tjen 6-1, 6-3 e garantindo um lugar nos quartos de final.
Aí vai encontrar a campeã em título Andreeva, que derrotou Jaqueline Cristian 7-5, 6-3.
Também foi o primeiro encontro da defesa do título da quinta cabeça de série, de 18 anos, depois de ter recebido igualmente um bye e um walkover no início da semana.
"Sinceramente, sinto que o meu jogo esteve longe do ideal hoje", disse Andreeva.
"Estive tensa, nervosa, preocupei-me com cada ponto que disputei e, por vezes, tive mesmo medo de falhar. Amanhã (quinta-feira) provavelmente vai correr melhor, porque vou entrar no ritmo... Estou ansiosa por conseguir essa vingança!", acrescentou.
O único confronto anterior entre Andreeva e Anisimova terminou com derrota da russa na terceira ronda do Miami Open no ano passado.
A norte-americana Jessica Pegula eliminou a sua compatriota de 18 anos, Iva Jovic, por 6-4, 6-2, e vai defrontar Clara Tauson após a vitória da dinamarquesa pelo mesmo resultado frente a Magda Linette.
O quadro dos quartos de final será fechado mais tarde, esta quarta-feira, quando a terceira cabeça de série Coco Gauff defrontar Elise Mertens, antes de Alexandra Eala enfrentar Sorana Cirstea.
