O Nitto ATP Finals, na sua quinta edição em Turim, está a ganhar vida própria. À espera da estreia do jogo oficial, no foyer da Inalpi Arena, o atual líder do ranking, o ídolo da casa, Jannik Sinner, e o campeão espanhol, Carlos Alcaraz, desceram para a sua primeira sessão de treino em conjunto.
Uma sessão de treino que começou imediatamente a um nível elevado, com trocas poderosas e tensas sob o olhar de câmaras e câmaras. Depois de uma primeira hora no campo exterior, os dois tenistas deslocam-se na segunda hora para o campo central, o campo oficial do torneio, onde várias centenas de adeptos os esperam. Antes do casal de ouro, estão a desfrutar do treino de Ben Shelton e Felix Auger-Aliassime, acolhidos por verdadeiros campeões.
Os jogos terão início no domingo, de acordo com um calendário que será definido nas próximas horas. Entretanto, a emoção de um dos desafios mais aguardados já está a ser vivida esta manhã no recinto, o de dois tenistas que, para além de disputarem o título, vão também competir para terminar o ano como número 1 do mundo.
Coros e autógrafos para os dois campeões
"Sinner, Sinner, Sinner": com este refrão, acompanhado de aplausos e gritos, o número 1 do mundo foi saudado pela multidão no court central da Arena Inalpi, onde seguiu para a segunda hora de treino com o espanhol Carlos Alcaraz. Os dois entraram juntos no court, lado a lado, conversando e brincando.
Nas bancadas, algumas centenas de pessoas, entre as quais muitas crianças em idade escolar e famílias, mesmo com bebés de poucos meses, estavam prontas para aplaudir o ídolo da casa. Como num jogo a sério, cada troca de bola, cada ponto dos dois campeões foi recebido com aplausos, concedidos não só ao ídolo da casa, mas também ao adversário do italiano.
Foi precisamente este último que, ao sair do campo para o foyer após a primeira sessão de treino, não se esquivou ao ritual dos autógrafos nas bolas de ténis pedidos por alguns jovens. E foi aplaudido de pé no final do treino no court central, que terminou com um abraço entre os dois tenistas e com o espanhol a levar o público ao rubro com o tradicional lançamento de bolas autografadas para as bancadas.
Jannik vence set de treino
Apesar de se tratar apenas de um set de treino, a intensidade foi semelhante à de um jogo: bolas pesadas, trocas de bola profundas e a sensação de que nenhum dos dois queria ceder nada ao outro.
Sinner, que se mostrou imediatamente à vontade no rápido court coberto onde tinha triunfado há um ano, impôs ritmo e precisão desde os primeiros serviços. A bola do italiano saía da raquete com a sua habitual limpeza, alternando golpes de impulso com bolas curtas de grande toque que arrancavam aplausos do público. O set de treino terminou 6-3 a seu favor, com o italiano em pleno controlo das operações.
Na parte final, para aproveitar os minutos que restavam, os dois decidiram jogar um tie-break suplementar. Aqui, Alcaraz recuperou a fluidez, vencendo por 7-3 e mostrando que também estava perto da sua melhor condição antes da estreia oficial.
