Alcaraz superou um duelo emocionante à melhor de três sets para bater o norte-americano Fritz 6-7(2), 7-5, 6-3, ficando assim a uma vitória de garantir o topo do ranking mundial para 2025, à frente do italiano Jannik Sinner.
Embora esse duelo com Sinner esteja sempre presente nos pensamentos do espanhol, a pressão imposta por Fritz já foi suficiente para preocupar Alcaraz.
"No início tento não pensar nisso, para ser sincero, mas é mesmo difícil não pensar no lugar de número um", confessou Alcaraz.
"No começo do encontro pensei um pouco nisso. Durante o jogo havia muitas coisas em que pensar. A ideia do número um desapareceu".
Depois de Fritz vencer o primeiro set no tie-break, Alcaraz também passou por dificuldades no segundo set, mas conseguiu dar a volta e somar o seu segundo triunfo nestes campeonatos de final de temporada.
"Na minha cabeça pensava em como poderia virar o encontro, porque tive momentos realmente complicados. Não estava a jogar assim tão bem, creio eu", disse Alcaraz.
"Pensei em encontrar uma forma de tentar recuperar ou vencer o encontro. A ideia do número um, não pensei nisso durante o jogo. Só queria mesmo vencer, fosse como fosse".
Uma vitória de Alex de Minaur frente a Lorenzo Musetti no outro encontro do Grupo Jimmy Connors, mais tarde na terça-feira, garantiria a presença de Alcaraz nas meias-finais em Turim.
