Mais

Ténis: Djokovic derrota Hurkacz no torneio de Genebra e alcança o 100.º título da carreira

Djokovic celebra o seu 100.º título ATP em Genebra
Djokovic celebra o seu 100.º título ATP em GenebraFABRICE COFFRINI / AFP
Novak Djokovic (38 anos) chegou ao objetivo. A lenda do ténis sérvio derrotou o polaco Hubert Hurkacz (28) na final do torneio de Genebra, após um dramático 5:7, 7:6 e 7:6. Djokovic conquistou assim o seu 100.º título da carreira. Apenas Roger Federer (103) e Jimmy Connors (109) estão à sua frente na classificação histórica.

Recorde as incidências da partida

Novak Djokovic - em termos puramente estatísticos - não poderia ter escolhido um adversário mais adequado para atacar o seu 100.º título de torneio. Com Hubert Hurkac, havia vencido todos os sete duelos anteriores.

Hurkacz, no entanto, não se preocupou muito com o seu registo desfavorável e manteve o ritmo de Djokovic no primeiro set. Os primeiros sinais de problemas surgiram no quinto jogo, quando enfrentou dois break points, mas rejeitou-os.

E a lenda sérvia lamentou amargamente a oportunidade perdida. Com 6:5 para Hurkacz, Djokovic deixou o seu adversário ter o seu primeiro break point. O polaco aproveitou-o sem perder tempo e venceu o set em 54 minutos, com 7:5.

Hurkacz pôde contar com o seu tradicionalmente excelente serviço no primeiro set, após o qual registou quatro ases, enquanto Djokovic não fez nenhum. O tenista polaco também dominou as estatísticas de bolas ganhas (17:8) e foi ligeiramente mais bem sucedido no número de erros não forçados (11:13). Ambos os jogadores estiveram bem na rede no primeiro set - Hurkacz foi bem sucedido em quatro de cinco trocas de bola, Djokovic em seis de sete.

Logo no primeiro jogo do segundo set, o 24 vezes campeão do Grand Slam conseguiu outro break point, mas também não o utilizou desta vez.

Nenhum dos jogadores deu ao seu adversário a hipótese de quebrar no set seguinte e o tie-break decidiu o destino do set. O campeão sérvio estava claramente em vantagem, vencendo por 7:2 e empatando o resultado em 1:1.

Djokovic foi mais agressivo no segundo set, marcou 17 bolas vencedoras, tal como o seu adversário, mas cometeu ligeiramente menos erros não forçados (15:17).

As complicações surgiram logo no jogo de abertura do set decisivo, quando Djokovic perdeu o seu serviço pela segunda vez no encontro. Hurkacz manteve a liderança até ao oitavo jogo, quando também não conseguiu defender o seu serviço - o jogo ficou empatado a 4:4.

No resto do terceiro set, ambos os jogadores mantiveram o seu serviço e o vencedor teve de ser decidido por outro tie-break. Djokovic voltou a dominar o segundo set, permitindo ao seu adversário apenas dois frames, e após mais de três horas de luta pôde celebrar o seu 100.º título de torneio.

Resultados do torneio ATP 250 em Genebra