A mexicana Renata Zarazua, quinta cabeça de série, que mandou Madison Keys para casa na primeira ronda do Open dos Estados Unidos no mês passado, eliminou a brasileira Beatriz Haddad Maia, primeira cabeça de série, 7-6(5), 6-3, num encontro de duas horas e 15 minutos.
Zarazua recuperou de uma desvantagem de 5-3 no primeiro set e de 5-4 no desempate para vencer o primeiro set e depois quebrou Haddad Maia no penúltimo jogo do encontro para prevalecer.
A estreante indonésia Janice Tjen surpreendeu a número 3 das Filipinas, Alexandra Eala, 6-4, 6-1; a número 6 da Grã-Bretanha, Francesca Jones, derrotou a número 2 da Argentina, Solana Sierra, 6-3, 6-4; e a francesa Tiantsoa Rakotomanga Rajaonah eliminou a número 8 da Hungria, Panna Udvardy, 6-2, 6-4.
Tjen salvou os dois break points que enfrentou e teve uma atuação perfeita de 12 em 12 contra Eala nas segundas devoluções. Vai enfrentar Jones nas meias-finais deste sábado, enquanto Zarazua enfrenta Rakotomanga Rajaonah.
Open de Guadalajara
Quatro jogadoras não cabeças de série vão disputar as meias-finais do Open de Guadalajara, no México, depois de se ter mantido a tendência para a reviravolta no evento.
Nikola Bartunkova, da República Checa, derrotou a polaca Magdalena Frech, quarta cabeça de série, 7-5, 6-4, no último encontro da noite, depois de Elsa Jacquemot, da França, ter derrotado Tatjana Maria, sexta cabeça de série, da Alemanha, 3-6, 6-4, 6-4.
Iva Jovic, dos Estados Unidos, salvou um match point no desempate do terceiro set e venceu Victoria Jimenez Kasintseva, de Andorra, 6-3, 3-6, 7-6(6). A colombiana Emiliana Arango superou a canadiana Marina Stakusic 6-2, 6-3.
No início do dia, Stakusic derrotou a número 3 da Letónia, Jelena Ostapenko, 6-4, 6-7(6), 6-2, na conclusão de um jogo da segunda ronda que foi suspenso na noite de quinta-feira.
Este sábado, Jacquemot vai defrontar Arango antes de Bartunkova defrontar Jovic.