Mais

Ténis: O icónico Kooyong Classic está de regresso em 2026

O Kooyong Classic é, desde há muito tempo, um marco no calendário do ténis australiano
O Kooyong Classic é, desde há muito tempo, um marco no calendário do ténis australianoJonathan DiMaggio / Getty Images via AFP
O Kooyong Lawn Tennis Club voltará a acolher o seu célebre evento de exibição em Melbourne para dar aos principais tenistas do mundo outra opção de preparação para o Open da Austrália.

O Kooyong Classic desapareceu do calendário do ténis em janeiro, depois de o clube ter desistido de o organizar no ano passado, devido a problemas financeiros e a uma revolta dos sócios contra a direção. No entanto, com um novo parceiro de comunicação social e um acordo de transmissão com a SBS da Austrália, o evento por convite irá realizar-se no próximo ano, de 13 a 15 de janeiro, na antiga sede do Open da Austrália.

Peter Johnston, diretor de longa data do torneio, disse que a reversão para um modelo de promotor ajudou a persuadir os patrocinadores privados a aderir.

"Isso permitiu-nos realizá-lo", disse ele à Reuters na quinta-feira: "Temos a SBS de volta e estamos a assinar alguns acordos diferentes para direitos de transmissão internacionais e alguns direitos de patrocínio. E estamos a começar a fazer progressos novamente."

O torneio tem enfrentado desafios, chegando mesmo a desaparecer do calendário durante três anos a meio da pandemia de COVID-19.

No ano passado, o clube, situado nos frondosos subúrbios orientais de Melbourne, foi abalado por uma auditoria externa que responsabilizou a má gestão financeira e a elaboração de relatórios por uma perda de 2,4 milhões de dólares australianos nas operações de restauração e funções e por uma perda global de quase 1 milhão de dólares australianos.

O diretor executivo do clube, que há muito exercia funções, deixou o cargo e os sócios indignados expulsaram vários diretores na assembleia geral anual. Embora as perdas não tenham tido nada a ver com o Kooyong Classic, o empenho do clube em organizar o torneio foi posto à prova no ambiente.

"O clube realmente analisou o que é essencial como clube de sócios", disse Johnston:"Queria concentrar-se duplamente nas actividades relacionadas com o clube."

O clube está agora sob nova direção e está contente por deixar o trabalho de promoção do Kooyong Classic para a Mediapro, uma empresa de comunicação sediada em Espanha.

No seu apogeu, há algumas décadas, o Clássico era um deleite para os fãs do ténis, com Roger Federer, Andre Agassi e Andy Roddick a conquistarem os troféus de vencedor antes de iniciarem os seus jogos do Open da Austrália em Melbourne Park. os últimos tempos, o seu prestígio diminuiu com o aparecimento de outros torneios para o Open da Austrália na Ásia.

Frequentemente afetado por desistências de jogadores, o formato de Kooyong é um anátema para os puristas do ténis que procuram competições adequadas e campeões dignos. No entanto, os melhores jogadores continuam a gostar de aparecer, muitas vezes sem aviso prévio, para disputar um ou dois jogos.

O número um do mundo, Jannik Sinner, disputou alguns jogos em Kooyong em 2024, a caminho de ganhar o seu primeiro título do Grand Slam no Open da Austrália.

Ainda não há jogadores inscritos para 2026, mas Johnston está confiante de que haverá alguns grandes nomes.

"Penso que os jogadores gostam de poder jogar num clube bonito, num estádio histórico, talvez afastando-se um pouco do caldeirão de Melbourne Park durante um período de tempo para disputar os seus jogos", disse Johnston: "Recebemos muitos comentários de jogadores que ficaram um pouco surpresos quando não foi em janeiro passado. Isso deixou-nos realmente confiantes de que podemos criar um grande campo de jogadores."