Mais

Ténis: Carlos Alcaraz vai liderar a Equipa Europa na defesa do título da Laver Cup

Carlos Alcaraz fala com Casper Ruud antes do jogo de abertura da Laver Cup
Carlos Alcaraz fala com Casper Ruud antes do jogo de abertura da Laver CupCLIVE BRUNSKILL / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
O número um mundial, Carlos Alcaraz, regressa ao court após o seu triunfo no US Open, esta sexta-feira, quando será o cabeça de cartaz da Equipa Europa, que pretende manter o título da Laver Cup contra a Equipa Mundo.

A edição deste ano do confronto mundial de ténis terá algumas alterações na Chase Arena, casa dos Golden State Warriors, da NBA.

O francês Yannick Noah substitui Bjorn Borg como capitão da Equipa Europa, enquanto o americano Andre Agassi é o novo capitão da Equipa Mundo, sucedendo a John McEnroe.

A Europa está a defender o título conquistado no ano passado, em Berlim. Venceu cinco das primeiras sete edições, embora a Equipa Mundo tenha triunfado na última vez que a competição co-criada pelo grande suíço Roger Federer se realizou na América do Norte, em Vancouver, em 2023.

A Europa não terá o número dois do mundo, Jannik Sinner, nem o quarto do ranking, Novak Djokovic.

Mas Noah é o capitão de um forte alinhamento que também inclui o número três do mundo, Alexander Zverev, da Alemanha, o dinamarquês Holger Rune, o norueguês Casper Ruud, o checo Jakub Mensik e o italiano Flavio Cobolli.

O campeão do Masters de Miami, Mensik, está em alta depois de ter ajudado a República Checa a derrotar os Estados Unidos e garantir um lugar nas finais da Taça Davis.

Alcaraz chegou a São Francisco na segunda-feira, exibindo o seu novo cabelo platinado, com o qual celebrou a sua vitória de 7 de setembro sobre Sinner, na final do US Open.

A Equipa Mundo foi afetada pelas desistências dos americanos Ben Shelton, Tommy Paul e Frances Tiafoe.

Mas tem dois jogadores no top 10, o americano Taylor Fritz e o australiano Alex de Minaur, e os talentos em ascensão Alex Michelsen e João Fonseca, juntamente com Francisco Cerundolo e o americano Reilly Opelka.

Aos 19 anos, o brasileiro João Fonseca será o jogador mais jovem de sempre a competir na Laver Cup.

João Fonseca admitiu que ficou impressionado quando teve a oportunidade de conhecer o seu ídolo Federer pela primeira vez esta semana.

Mas estará focado no trabalho esta sexta-feira, quando abrirá a sessão noturna contra Cobolli.

A competição começa com Ruud a defrontar Opelka. Ruud tem 4-0 frente ao americano de serviço potente.

"Espero poder levar a Equipa Europa a um bom começo, dar-nos um bom impulso", disse Ruud, que conquistou o seu primeiro título ATP Masters 1000 em Madrid este ano.

"Sei como é difícil jogar contra ele, especialmente com o seu serviço. O ritmo é diferente", acrescentou.

Mensik vai defrontar Michelsen no segundo de três encontros de singulares, esta sexta-feira, e  Carlos Alcaraz fará a sua estreia no jogo de pares de encerramento da noite, ao lado de Mensik, contra Fritz e Michelsen.

Os jogos desta sexta-feira valem um ponto cada. O programa de sábado também inclui três jogos de singulares e um jogo de pares, todos valendo dois pontos cada.

O programa de domingo começa com o jogo de pares, seguido de três jogos de singulares, todos valendo três pontos.

A primeira equipa a atingir 13 pontos conquista a taça.