Mais

Ténis: Equipa Mundo derrota a Equipa Europa e conquista a terceira Laver Cup em quatro anos

A Equipa Mundo posa com o troféu da Laver Cup.
A Equipa Mundo posa com o troféu da Laver Cup.CLIVE BRUNSKILL / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Taylor Fritz deu o golpe decisivo na Laver Cup, no domingo, ao derrotar Alexander Zverev por 6-3, 7-6(4), enquanto a Equipa Mundial completava uma vitória de 15-9 sobre a Equipa Europa para recuperar o título da competição de equipas masculinas em São Francisco.

A vitória marcou o terceiro triunfo da Equipa Mundial nas oito edições da competição, após vitórias consecutivas em 2022 e 2023, e provocou celebrações jubilosas do lado do capitão Andre Agassi no Chase Center.

"Vamos ter uma noite divertida. Vamos definitivamente abrir champanhe no balneário dentro de alguns minutos", disse Fritz: "A energia da equipa, os momentos de vitória são muito melhores e os momentos de derrota são muito piores. Estamos a fazer isto por todos estes rapazes. Isso anima-me muito. Sinto que jogo sempre o meu melhor ténis em ambientes de equipa. Ver estes tipos no banco a ficarem entusiasmados, ver uma lenda do desporto como o Andre a saltar do seu lugar para me aplaudir, é impossível não dar tudo o que temos em cada ponto."

A Equipa Mundial tinha construído uma grande vantagem de 9-3 depois de uma vitória no sábado, mas com as vitórias a valerem três pontos no último dia, ainda havia muito para jogar, com quatro jogos agendados para alcançar os 13 pontos necessários para vencer.

Carlos Alcaraz e o norueguês Casper Ruud abriram os trabalhos com uma vitória por 7-6(4), 6-1 sobre os norte-americanos Alex Michelsen e Reilly Opelka, diminuindo a diferença.

No entanto, a Equipa Europa viu-se novamente em desvantagem quando o australiano Alex De Minaur passou pelo checo Jakub Mensik, de 20 anos, por 6-3, 6-4, fazendo com que o resultado fosse de 12-6 a favor da Equipa Mundial.

O campeão do US Open, Alcaraz, manteve vivas as esperanças da Equipa Europa ao derrotar o argentino Francisco Cerundolo por 6-2, 6-1, deixando a sua equipa a apenas três pontos do adversário.

Zverev teve então a oportunidade de empatar o marcador a 12-12 e forçar um playoff de pares de um set, mas o alemão não conseguiu ultrapassar Fritz.

A edição de 2026 da competição terá lugar na O2 Arena de Londres.