Mais

Laver Cup: Alcaraz e Ruud brilham nos pares e aproximam Europa do Mundo

Alcaraz e Ruud celebram
Alcaraz e Ruud celebramFoto por EAKIN HOWARD / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

A dupla europeia formada por Carlos Alcaraz e Casper Ruud venceu os norte-americanos Michelsen e Opelka na Laver Cup, após um primeiro set muito equilibrado. No segundo, os tenistas do velho continente dominaram por completo e fecharam o encontro de forma convincente.

Recorde as incidências da partida

Depois da estreia vitoriosa nos pares ao lado de Mensik, frente a Fritz e Michelsen, Alcaraz voltou a mostrar qualidade no torneio, somando pontos importantes para a equipa orientada por Yannick Noah, que procura reduzir a desvantagem perante o Resto do Mundo.

O encontro começou equilibrado, com ambas as duplas a manterem os seus jogos de serviço, mas rapidamente se assistiram a trocas de bola de grande intensidade, confirmando o nível competitivo da competição amistosa.

Apesar de não se registarem quebras de serviço, o início do encontro foi marcado por jogos longos e equilibrados - dos seis primeiros, apenas o segundo não chegou ao deuce.

Com o passar dos minutos, a dupla europeia começou a confirmar os seus serviços com maior segurança, mas os norte-americanos mantiveram-se firmes e levaram a primeira manga até aos 12 jogos.

No tie-break, Michelsen e Opelka entraram melhor e ganharam vantagem, mas a resposta não tardou: Ruud devolveu a mini-quebra sofrida e, logo depois, Opelka vacilou. Com o ascendente, Alcaraz e Ruud fecharam o set por 7-6, graças a um serviço firme do norueguês.

A moral da equipa do Mundo, liderada por Andre Agassi, caiu a pique no segundo set. Apesar do bom início de Opelka em alguns pontos, a dupla europeia respondeu com autoridade e quebrou logo o primeiro serviço dos adversários.

A partir daí, Alcaraz e Ruud aceleraram, impondo o seu ténis com jogadas de grande espetáculo e construindo um claro 5-0. Apenas então Opelka conseguiu, com o seu serviço, evitar o “pneu” e somar o único jogo dos norte-americanos no segundo set.

Tal como no primeiro set, coube a Ruud fechar o encontro, confirmando a vitória europeia após alguma resistência final do conjunto do Mundo.

Com este triunfo, a Europa somou mais três pontos e reduziu a diferença no marcador global para 9-6, mantendo viva a luta pela conquista da Laver Cup.