Recorde as incidências da partida
No primeiro set (1 hora e 24 minutos), as duas jogadoras foram prejudicadas pelo vento que soprava na quadra madrilena. Em várias ocasiões, tiveram de pensar duas vezes antes de lançar a bola para servir. A 2-2, a bielorrussa de 26 anos salvou quatro break points, cometeu quatro duplas faltas e dois ases, antes de finalmente vencer este jogo interminável.
A ucraniana quebrou finalmente Sabalenka para liderar por 5-4 e servir para o set, que foi imediatamente quebrado pela sua adversária, graças a um drop shot de uma subida na rede. Apesar da boa defesa de Kostyuk, Sabalenka acabou por vencer o primeiro set num tiebreak.
No segundo set, a jogadora de Minsk perdeu o seu primeiro jogo, mas voltou a quebrar. O resto do jogo assemelhou-se ao set anterior até 5-5, quando a ucraniana cometeu duas duplas faltas e deu a Sabalenka dois pontos de break, ambos convertidos pela bicampeã de Madrid (2021 e 2023).
Mas Kostyuk não se deixou negar, levando o serviço de Sabalenka para mais um tiebreak. A chuva caiu aos 4-5 no tie-break, interrompendo o jogo enquanto o teto do estádio Manolo-Santana estava fechado.
Aryna Sabalenka acabou por vencer o tiebreak depois de salvar três set points. Vai defrontar Elina Svitolina (17.ª) nas meias-finais, esta quinta-feira.