Recorde as incidências do encontro
A filipina de 19 anos, que derrotou Swiatek em sets diretos na sua surpreendente passagem às meias-finais do Open de Miami, em março, conquistou o primeiro set.
Swiatek, que tem estado abaixo do seu melhor até agora nesta temporada, encontrou o seu ritmo no segundo set e acabou por derrubar Eala, 72.ª classificada, com facilidade no terceiro.
"Não foi fácil entrar no ritmo e na altura certa e estou contente por ter sido paciente. Gosto sempre de jogar aqui e estou orgulhoso das minhas prestações nos últimos dois anos", disse Swiatek à emissora espanhola TVE.
Eala quebrou Swiatek no primeiro jogo e produziu duas defesas batalhadoras nos seus dois primeiros jogos de serviço, salvando dois pontos de break em cada um deles, enquanto a polaca procurava um caminho de volta.
A empolgante filipina salvou outro break point no sexto jogo antes de quebrar Swiatek para uma vantagem de 5-2 no sol de Madrid.
Swiatek, especialista em terra batida, recuperou um break, mas Eala conseguiu servir a sua vantagem, conquistando o seu terceiro set point quando a pentacampeã de Grand Slam enviou um backhand longo.
Swiatek só converteu um dos seis pontos de break do primeiro set contra a resiliente Eala, que ganhou os dois dela. A adolescente quebrou novamente no primeiro jogo do segundo set, mas desta vez Swiatek foi capaz de responder imediatamente.

Quando Eala quebrou novamente para uma vantagem de 3-2, Swiatek seguiu o exemplo para voltar ao serviço, com a polaca a elevar o seu nível no final do segundo set.
Eala quebrou no 10.º jogo para forçar um set decisivo e passou-o rapidamente, garantindo breaks no segundo e sexto jogos.
Eala recuperou um break e salvou um match point quando Swiatek falhou um backhand, mas a atual campeã acabou por triunfar e vai defrontar a checa Linda Noskova na terceira ronda.

Noutros jogos, Anastasija Sevastova derrotou a vencedora do Open de França de 2017 e compatriota da Letónia, Jelena Ostapenko , por 7-6(2) e 6-2.