Mais

Ténis: Swiatek sobrevive frente a Alexandra Eala e continua defesa do título de Madrid (1-2)

Swiatek superou Eala
Swiatek superou EalaChema Moya / EPA / Profimedia
A campeã em título do Open de Madrid, Iga Swiatek, sobreviveu a um susto na estreia para vencer a jovem estrela Alexandra Eala por 4-6, 6-4 e 6-2, na quinta-feira, e chegar à terceira ronda na capital espanhola.

Recorde as incidências do encontro

A filipina de 19 anos, que derrotou Swiatek em sets diretos na sua surpreendente passagem às meias-finais do Open de Miami, em março, conquistou o primeiro set.

Swiatek, que tem estado abaixo do seu melhor até agora nesta temporada, encontrou o seu ritmo no segundo set e acabou por derrubar Eala, 72.ª classificada, com facilidade no terceiro.

"Não foi fácil entrar no ritmo e na altura certa e estou contente por ter sido paciente. Gosto sempre de jogar aqui e estou orgulhoso das minhas prestações nos últimos dois anos", disse Swiatek à emissora espanhola TVE.

Eala quebrou Swiatek no primeiro jogo e produziu duas defesas batalhadoras nos seus dois primeiros jogos de serviço, salvando dois pontos de break em cada um deles, enquanto a polaca procurava um caminho de volta.

A empolgante filipina salvou outro break point no sexto jogo antes de quebrar Swiatek para uma vantagem de 5-2 no sol de Madrid.

Swiatek, especialista em terra batida, recuperou um break, mas Eala conseguiu servir a sua vantagem, conquistando o seu terceiro set point quando a pentacampeã de Grand Slam enviou um backhand longo.

Swiatek só converteu um dos seis pontos de break do primeiro set contra a resiliente Eala, que ganhou os dois dela. A adolescente quebrou novamente no primeiro jogo do segundo set, mas desta vez Swiatek foi capaz de responder imediatamente.

Eala teve uma atuação impressionante contra Swiatek
Eala teve uma atuação impressionante contra SwiatekOscar J. Barroso / Zuma Press / Profimedia

Quando Eala quebrou novamente para uma vantagem de 3-2, Swiatek seguiu o exemplo para voltar ao serviço, com a polaca a elevar o seu nível no final do segundo set.

Eala quebrou no 10.º jogo para forçar um set decisivo e passou-o rapidamente, garantindo breaks no segundo e sexto jogos.

Eala recuperou um break e salvou um match point quando Swiatek falhou um backhand, mas a atual campeã acabou por triunfar e vai defrontar a checa Linda Noskova na terceira ronda.

Estatísticas do encontro
Estatísticas do encontroFlashscore

Noutros jogos, Anastasija Sevastova derrotou a vencedora do Open de França de 2017 e compatriota da Letónia, Jelena Ostapenko , por 7-6(2) e 6-2.