Mais

Ténis: Swiatek vence Keys e avança para as meias-finais do Open de Madrid

Iga Swiatek devolve a bola a Madison Keys
Iga Swiatek devolve a bola a Madison KeysOscar del Pozo / AFP
Iga Swiatek manteve viva a defesa do título do Open de Madrid, ao vingar a derrota no Open da Austrália para Madison Keys, com uma vitória por 0-6, 6-3 e 6-2 sobre a norte-americana nos quartos de final, esta quarta-feira.

Recorde as incidências da partida

À procura do seu primeiro título da temporada, Swiatek, segunda cabeça de série, recuperou de um mau set de abertura para melhorar o seu registo limpo em terra batida contra Keys para 4-0 e alcançar uma terceira meia-final consecutiva em Madrid.

Keys eliminou a polaca a caminho do seu primeiro título do Grand Slam em Melbourne, há três meses, e parecia ter decifrado o código de Swiatek quando lhe entregou um bagel no primeiro set, esta quarta-feira.

Mas Swiatek, que estava a disputar os 17.º quartos de final consecutivos em terra batida, reduziu os seus erros e recuperou para marcar um confronto com Coco Gauff ou Mirra Andreeva nos quartos de final.

"Foi um dos jogos mais estranhos que disputei", disse Swiatek no court.

"A Madi estava a jogar na perfeição no início. Eu só tentei jogar um pouco mais curto, colocar a bola para dentro. Fiquei lá dentro", acrescentou.

Swiatek é famosa por distribuir sets de 6-0 e foi invulgar para a pentacampeã do Grand Slam estar a receber um.

"Não me senti bem. Pelo menos é rápido, sabe, mas essa é a única coisa positiva", disse.

Swiatek teve um início de jogo frustrante, perdendo um triplo break por 0-5 num forehand solto que poderia ter sido um winner fácil em campo aberto.

A segunda cabeça de série perdia por um set em menos de 30 minutos e saiu do court para fazer uma pausa para ir à casa de banho.

O guião inverteu-se no segundo set, com Swiatek a chegar a uma vantagem de 5-1, mas não conseguiu fechar o quadro à primeira, pois Keys recuperou uma das quebras e reduziu a desvantagem para 3-5.

Swiatek não vacilou na sua segunda oportunidade e conseguiu segurar o serviço no nono jogo para empatar a partida e forçar uma decisão.

Até então, as jogadoras nunca tinham mostrado o seu melhor jogo ao mesmo tempo, mas no terceiro set a história foi diferente, com Swiatek e Keys a acelerarem o ritmo.

Foi Swiatek quem deu o primeiro golpe de sorte, quebrando para uma vantagem de 3-2, e a jogadora de 23 anos voltou a atacar no sétimo jogo para avançar.

Entretanto, no estádio Arantxa Sanchez, o conquistador de Novak Djokovic, Matteo Arnaldi, obteve pela primeira vez várias vitórias num evento entre os 20 melhores, ao derrotar Frances Tiafoe, 16.º classificado, por 6-3 e 7-5, para passar aos quartos de final em Madrid.

O italiano, número 44 do mundo, vai defrontar Jack Draper ou Tommy Paul por um lugar na final four.