Uma quebra de serviço a meio do primeiro parcial, outra para ficar a liderar por 5-4 e com serviço a seu favor no segundo. Ugo Humbert fez a diferença nos momentos certos no encontro da primeira ronda do Masters 1000 de Monte Carlo, contra Lorenzo Sonego, tendo disposto de uma vantagem de 6-3 e 5-4 para seguir em frente. Tudo parecia bem encaminhado para o francês, mas a verdade é que foi o italiano quem avançou, ao triunfar por 3-6, 7-5 e 7-5.
O gaulês serviu muito bem no primeiro set, ganhando 80% dos pontos após a primeira bola, enquanto o italiano, muito encorajado, se contentou com 56% de eficiência no primeiro serviço e 70% dos pontos ganhos a partir dessa pancada (7/10). Após uma quebra em branco e uma vantagem de 5-2, o 45.º classificado da hierarquia mundial acabou por ceder por 6-3.
Humbert, por seu lado, dominava o serviço e parecia seguro, sem conceder pontos de break durante o segundo parcial, mas tudo mudou quando servia com vantagem de 5-4, numa alturam em que podia fechar o encontro. Sonego chegou a uma vantagem de 40-15, restabeleceu a igualdade e foi gradualmente voltando ao seu nível. Logo de seguida, conquistou os dois primeiros pontos no seu serviço, cedeu nos três seguintes, mas conseguiu encaminhar o jogo para as "vantagens", onde se superiorizou, antes de fechar o set com nova quebra da pancada do oponente, forçando um terceiro parcial.
Ainda assim, o jovem francês, 79.º do ranking ATP, recompôs-se e voltou a entrar melhor, chegando rapidamente a uma vantagem de 3-1, já com uma quebra do serviço do adversário. Pouco depois, teve na mão o 5-2, mas Sonego reagiu e salvou dois pontos de break, mantendo a indefinição em torno do resultado.
A resposta serviu de "clique" e o transalpino atacou no jogo de serviço que se seguiu, recolocando o marcador com uma igualdade a quatro jogos.
Num duelo com parada e resposta, Humbert devolveu a façanha, quebrando para se adiantar e ficar novamente em boa posição de fechar o jogo, mas viu o italiano manter-se na luta com novo break, num jogo em que Sonego teve de suar bastante para salvar quatro match points.
Com 5-5, o italiano restabeleceu-se e voltou a colocar-se na frente com relativa segurança, passando a pressão para o lado de Humbert, que claudicou. No momento decisivo, o tenista francês não soube gerir a vantagem do seu serviço e acabou derrotado no primeiro ponto de jogo que teve de defender, ficando por terra no Mónaco.