Roland Garros: Ciclone Alcaraz passa Tsitsipas e vai defrontar Djokovic nas meias-finais

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Roland Garros: Ciclone Alcaraz passa Tsitsipas e vai defrontar Djokovic nas meias-finais
Apesar de ter relaxado um pouco no terceiro set, o recital de Alcaraz foi antológico.
Apesar de ter relaxado um pouco no terceiro set, o recital de Alcaraz foi antológico.
AFP
Não se tratou de um jogo de ténis, mas de uma exibição. O duelo, que se esperava equilibrado, opunha um monstro insaciável a um adversário impotente, desesperado e emocionalmente deprimido. O ateniense enfrentava um adversário soberbo e muito superior em todas as facetas do seu jogo e a todos os níveis. Alcaraz dominou um top 5 mundial como Tsitsipas do princípio ao fim. O grego apercebeu-se imediatamente da dimensão do rival que tinha à sua frente e da inspiração que o acompanhava na Philippe Chatrier. Não pôde fazer nada para se defender. Foi esmagado sem paliativos por um Alcaraz brilhante, intenso, inspirado e demolidor por 6-2. 6-1 e 7-6(5).

Carlos Alcaraz mostrou confiança assim que entrou no court. O seu olhar, a sua linguagem gestual já indicam o tipo de jogador que é. A sua auto-confiança é enorme e isso reflecte-se no campo. Tsitsipas sabia muito bem como jogava o jovem de Múrcia porque, aos 24 anos, e sendo o número 5 do ranking ATP, não conseguiu derrotar o espanhol em nenhuma das quatro vezes em que se defrontaram.

O grego começou forte, querendo intimidar no primeiro jogo, mas a sua intenção durou pouco. Alcaraz ganhou o seu serviço e depois quebrou o serviço do seu adversário. Primeiro break e 2-1 para o ciclone de El Palmar.

Alcaraz fez um dos melhores jogos da sua vida em terra batida.
AFP

Alcaraz levou o canhão na sua direita a passear, ajustou as bolas ao máximo e fez 4-2 num instante. Tsitsipas não conseguia encontrar a arma certa para parar o monstro. Carlitos acabou com o Philippe Chatrier para destruir o moral do grego com uma vitória por 6-2.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Deve ser muito frustrante para os adversários enfrentar um animal competitivo como Carlos. O segundo set começou com outra quebra de serviço a favor do espanhol com um jogo em branco. O rapaz estava com pressa para ir jantar. Alcaraz estava a conseguir tudo. Batia forte, procurava e encontrava os ângulos, alternava com alguns dos seus clássicos drop shots e via o lado oposto do court como se fosse um campo de futebol.

Tsitsipas foi completamente dominado por um imbatível Alcaraz.
AFP

O murciano destruiu moralmente um jogador do top 5 mundial com um esmagador 6-1 no segundo set. Um jogador como este é absolutamente inatingível. O sentimento do grego era de absoluta impotência. Na transmissão televisiva do Eurosport, Alex Corretja confessou que nunca tinha visto um jogo tão bom de Alcaraz em toda a sua vida.

No terceiro set, Carlos viu a vitória tão perto que baixou um pouco a guarda, relaxou, começou a cometer erros até então inimagináveis, muitas bolas foram para fora e Tsitsipas aproveitou para o assustar, chegando a ter uma vantagem de 5-5 e depois forçando um tie break. A lição para o jovem prodígio é que nunca se deve tomar algo como garantido até se ter terminado o trabalho. Conseguiu-o no tiebreak com um 7(7)-6(5).

Os números da partida
Flashscore

No ano passado, Carlitos perdeu nos quartos-de-final de Roland Garros para Zverev. Desta vez, deu um passo em frente, mas não vai ficar satisfeito. O grande Djokovic espera-o nas meias-finais. Um duelo de alto nível. O sérvio não estará muito calmo se tiver visto o recital do murciano, especialmente nos dois primeiros sets.