Mais

Linha de Fundo: Sinner recupera o topo do ranking com o título de Paris, Mboko brilha em Hong Kong

Sinner comemora a vitória em Paris
Sinner comemora a vitória em ParisSEBASTIEN DUPUY / AFP / Flashscore

A nossa rubrica regular, Linha de Fundo, regressa esta semana para o manter atualizado sobre a natureza implacável e rápida dos torneios ATP e WTA. Quem se sagrou campeão, quem teve dificuldades em causar impacto e que momento se destacou recentemente no mundo do ténis?

Campeões em título

Jannik Sinner regressou de forma sensacional ao topo do ranking ATP antes das finais de fim de ano em Turim, depois de vencer Felix Auger-Aliassime por 6-4 e 7-6(4) numa final de grande qualidade no Masters de Paris.

O primeiro título do italiano na capital francesa, juntamente com a surpreendente eliminação precoce de Carlos Alcaraz no torneio, fez com que o jogador de 24 anos recuperasse o primeiro lugar do ranking do espanhol.

Sinner - que antes do torneio disse que seria "impossível" para ele terminar em 2025 no auge do ténis masculino - esteve numa classe própria em Paris, derrotando Alexander Zverev por apenas um jogo nas meias-finais, antes de se mostrar demasiado forte para Auger-Aliassime na final.

A vitória de domingo foi o primeiro título de nível 1000 do italiano desde Xangai, em outubro de 2024, e aumentou o seu notável recorde em campos duros cobertos para 26 vitórias consecutivas.

É a preparação perfeita para Sinner, que procura um regresso às vitórias em Turim na próxima semana, embora com muito mais pontos para defender do que Alcaraz - que abandonou as Finais do ano passado na fase de grupos - o italiano está plenamente consciente de que continua a ser uma tarefa difícil garantir o lugar de número um no final do ano.

Quanto ao finalista derrotado, Auger-Aliassime, a sua incrível forma desde o verão coloca-o agora na pole position, à frente de Lorenzo Musetti, para garantir o último lugar de qualificação para as prestigiadas Finais.

Por outro lado, a jovem canadiana Victoria Mboko conquistou o segundo título da sua carreira depois de uma vitória batalhadora por 7-5, 6-7(9) e 6-2 sobre Cristina Bucsa no torneio de Hong Kong.

A jovem de 19 anos derrotou Alexandra Eala, Anna Kalinskaya e a compatriota Leylah Fernandez a caminho da final e, apesar de ter desperdiçado um match point num segundo set de 65 minutos contra Bucsa, reagrupou-se de forma impressionante para conquistar a coroa.

Mboko, que começou o ano em 333.º lugar no ranking mundial, está agora em 18º lugar.

Anna Blinkova e Janice Tjen também conquistaram títulos em Jiujiang e Chennai, respetivamente, com a última a tornar-se a primeira jogadora indonésia a ganhar um título de singulares WTA desde Angelique Widjaja em 2002.

As maiores dificuldades

Não é comum encontrar o espanhol Alcaraz, seis vezes campeão de grandes torneios, nesta seção da Linha de Fundo, mas ele lamentou a surpreendente derrota na segunda rodada para Cameron Norrie em Paris, abrindo a porta para Sinner recuperar a liderança do ranking da ATP.

Depois de ter tido o ano mais consistente da sua carreira até à data, com oito títulos conquistados e muito poucas eliminações prematuras, Alcaraz caiu nos seus velhos hábitos contra Norrie, com uma exibição abaixo do normal nos dois e três sets.

O britânico não precisou de ser encorajado e castigou devidamente o campeão do Open dos Estados Unidos, que vai querer recuperar o mais rapidamente possível, uma vez que as finais do ATP Finals e da Taça Davis realizam-se em novembro.

Entretanto, no WTA Tour, Sofia Kenin teve um torneio dececionante em Hong Kong, com a americana a cair logo à primeira perante a japonesa Himeno Sakatsume.

Depois de ter chegado às semifinais em Tóquio na semana anterior, Kenin, quarta cabeça de série, estava entre as favoritas ao título em Hong Kong, mas a jogadora de 26 anos foi derrotada por 6-2 e 6-1 por Sakatsume em apenas 67 minutos.

Momento marcante

A wildcard Lilli Tagger, de 17 anos, disputou o primeiro torneio WTA da sua carreira e teve um momento de conto de fadas em Jiujiang, superando várias adversárias de alto nível para chegar à final.

Depois de ter derrotado Elisabetta Cocciaretto e Tamara Korpatsch no início do torneio, a austríaca conseguiu uma impressionante vitória de regresso contra Viktorija Golubic nas meias-finais, recuperando de uma desvantagem de 5-2 no terceiro set e de um triplo match point para vencer por 6-1, 4-6 e 7-5.

No processo, tornou-se a primeira jogadora nascida em 2008 a chegar a uma final WTA, além de ser a mais jovem e a mais baixa finalista WTA de 2025.

Apesar de Tagger ter ficado aquém do esperado na final contra Blinkova, é agora a número 156 do mundo na classificação actualizada e é certamente uma jogadora a ter em conta no futuro.

Melhores rallies

Norrie demonstrou a sua impressionante capacidade atlética com este espetacular winner de passing-shot contra Alcaraz em Paris.

Sinner esteve no seu melhor durante todo o Masters de Paris, incluindo neste ponto contra Auger-Aliassime na final.

Próximos eventos

A ação principal desta semana tem lugar em Riade, onde as oito melhores jogadoras do mundo lutam pela coroa do prestigiado WTA Finals.

O torneio arrancou no fim de semana, com Iga Swiatek e Elena Rybakina a registarem vitórias no Grupo Serena Williams, enquanto no domingo, Aryna Sabalenka e Jessica Pegula saíram vitoriosas no Grupo Stefanie Graf.

Os jogos da fase de grupos prosseguem de segunda a quinta-feira e, com Coco Gauff, Jasmine Paolini, Amanda Anisimova e Madison Keys a tentarem regressar à competição, esta promete ser uma semana emocionante no Médio Oriente.

Além disso, há dois eventos ATP 250 em Metz e Atenas, com Auger-Aliassime e Musetti em ação para tentar garantir a última vaga de qualificação para o ATP Finals da próxima semana, em Turim.

O canadiano está na pole position depois da sua corrida para o torneio de Paris, enquanto Musetti tem de ganhar o título em Atenas se quiser qualificar-se para o evento de fim de ano pela primeira vez.

Consulte os sorteios completos em Metz e Atenas.

Danny Clark
Danny ClarkFlashscore