Campeões em título
Jannik Sinner regressou de forma sensacional ao topo do ranking ATP antes das finais de fim de ano em Turim, depois de vencer Felix Auger-Aliassime por 6-4 e 7-6(4) numa final de grande qualidade no Masters de Paris.
O primeiro título do italiano na capital francesa, juntamente com a surpreendente eliminação precoce de Carlos Alcaraz no torneio, fez com que o jogador de 24 anos recuperasse o primeiro lugar do ranking do espanhol.
Sinner - que antes do torneio disse que seria "impossível" para ele terminar em 2025 no auge do ténis masculino - esteve numa classe própria em Paris, derrotando Alexander Zverev por apenas um jogo nas meias-finais, antes de se mostrar demasiado forte para Auger-Aliassime na final.
A vitória de domingo foi o primeiro título de nível 1000 do italiano desde Xangai, em outubro de 2024, e aumentou o seu notável recorde em campos duros cobertos para 26 vitórias consecutivas.
É a preparação perfeita para Sinner, que procura um regresso às vitórias em Turim na próxima semana, embora com muito mais pontos para defender do que Alcaraz - que abandonou as Finais do ano passado na fase de grupos - o italiano está plenamente consciente de que continua a ser uma tarefa difícil garantir o lugar de número um no final do ano.
Quanto ao finalista derrotado, Auger-Aliassime, a sua incrível forma desde o verão coloca-o agora na pole position, à frente de Lorenzo Musetti, para garantir o último lugar de qualificação para as prestigiadas Finais.
Por outro lado, a jovem canadiana Victoria Mboko conquistou o segundo título da sua carreira depois de uma vitória batalhadora por 7-5, 6-7(9) e 6-2 sobre Cristina Bucsa no torneio de Hong Kong.
A jovem de 19 anos derrotou Alexandra Eala, Anna Kalinskaya e a compatriota Leylah Fernandez a caminho da final e, apesar de ter desperdiçado um match point num segundo set de 65 minutos contra Bucsa, reagrupou-se de forma impressionante para conquistar a coroa.
Mboko, que começou o ano em 333.º lugar no ranking mundial, está agora em 18º lugar.
Anna Blinkova e Janice Tjen também conquistaram títulos em Jiujiang e Chennai, respetivamente, com a última a tornar-se a primeira jogadora indonésia a ganhar um título de singulares WTA desde Angelique Widjaja em 2002.
As maiores dificuldades
Não é comum encontrar o espanhol Alcaraz, seis vezes campeão de grandes torneios, nesta seção da Linha de Fundo, mas ele lamentou a surpreendente derrota na segunda rodada para Cameron Norrie em Paris, abrindo a porta para Sinner recuperar a liderança do ranking da ATP.
Depois de ter tido o ano mais consistente da sua carreira até à data, com oito títulos conquistados e muito poucas eliminações prematuras, Alcaraz caiu nos seus velhos hábitos contra Norrie, com uma exibição abaixo do normal nos dois e três sets.
O britânico não precisou de ser encorajado e castigou devidamente o campeão do Open dos Estados Unidos, que vai querer recuperar o mais rapidamente possível, uma vez que as finais do ATP Finals e da Taça Davis realizam-se em novembro.
Entretanto, no WTA Tour, Sofia Kenin teve um torneio dececionante em Hong Kong, com a americana a cair logo à primeira perante a japonesa Himeno Sakatsume.
Depois de ter chegado às semifinais em Tóquio na semana anterior, Kenin, quarta cabeça de série, estava entre as favoritas ao título em Hong Kong, mas a jogadora de 26 anos foi derrotada por 6-2 e 6-1 por Sakatsume em apenas 67 minutos.
Momento marcante
A wildcard Lilli Tagger, de 17 anos, disputou o primeiro torneio WTA da sua carreira e teve um momento de conto de fadas em Jiujiang, superando várias adversárias de alto nível para chegar à final.
Depois de ter derrotado Elisabetta Cocciaretto e Tamara Korpatsch no início do torneio, a austríaca conseguiu uma impressionante vitória de regresso contra Viktorija Golubic nas meias-finais, recuperando de uma desvantagem de 5-2 no terceiro set e de um triplo match point para vencer por 6-1, 4-6 e 7-5.
No processo, tornou-se a primeira jogadora nascida em 2008 a chegar a uma final WTA, além de ser a mais jovem e a mais baixa finalista WTA de 2025.
Apesar de Tagger ter ficado aquém do esperado na final contra Blinkova, é agora a número 156 do mundo na classificação actualizada e é certamente uma jogadora a ter em conta no futuro.
Melhores rallies
Norrie demonstrou a sua impressionante capacidade atlética com este espetacular winner de passing-shot contra Alcaraz em Paris.
Sinner esteve no seu melhor durante todo o Masters de Paris, incluindo neste ponto contra Auger-Aliassime na final.
Próximos eventos
A ação principal desta semana tem lugar em Riade, onde as oito melhores jogadoras do mundo lutam pela coroa do prestigiado WTA Finals.
O torneio arrancou no fim de semana, com Iga Swiatek e Elena Rybakina a registarem vitórias no Grupo Serena Williams, enquanto no domingo, Aryna Sabalenka e Jessica Pegula saíram vitoriosas no Grupo Stefanie Graf.
Os jogos da fase de grupos prosseguem de segunda a quinta-feira e, com Coco Gauff, Jasmine Paolini, Amanda Anisimova e Madison Keys a tentarem regressar à competição, esta promete ser uma semana emocionante no Médio Oriente.
Além disso, há dois eventos ATP 250 em Metz e Atenas, com Auger-Aliassime e Musetti em ação para tentar garantir a última vaga de qualificação para o ATP Finals da próxima semana, em Turim.
O canadiano está na pole position depois da sua corrida para o torneio de Paris, enquanto Musetti tem de ganhar o título em Atenas se quiser qualificar-se para o evento de fim de ano pela primeira vez.
Consulte os sorteios completos em Metz e Atenas.

