Mais

Novak Djokovic, a maior coleção de recordes da história do ténis

Djokovic é um campeão histórico
Djokovic é um campeão históricoAFP

Ao vencer o seu terceiro Roland Garros no domingo, o número um do mundo tornou-se o único jogador a ganhar 23 títulos do Grand Slam, batendo o recorde de Rafael Nadal de 22, enquanto Roger Federer, agora reformado, tem 20.

23: número de títulos do Grand Slam

Novak Djokovic ganhou o Open da Austrália dez vezes (recorde), Wimbledon sete vezes (Federer detém o recorde com 8), US Open três vezes (Federer, Sampras e Connors detêm o recorde com 5) e Roland Garros três vezes (Nadal detém o recorde com 14).

Contando com a categoria feminina, Djokovic iguala Serena Williams e só a australiana Margaret Court tem mais majors (24).

Com o triunfo de domingo, é o único jogador da história a ter ganho cada um dos quatro torneios do Grand Slam pelo menos três vezes. Roy Emerson, Rod Laver e Rafael Nadal venceram-nos todos pelo menos duas vezes, enquanto Federer tem apenas um Roland Garros na sua coleção.

Djokovic é um dos três únicos jogadores da história a ter conseguido o Grand Slam - vencer os quatro majors consecutivamente - entre duas épocas (2015/2016), juntamente com Donald Budge e Rod Laver.

Com quatro títulos consecutivos em Wimbledon, igualou a série de Pete Sampras, mas está um atrás de Björn Borg e Roger Federer (5).

Djokovic no Olimpo

- 388 (recorde): O número de semanas em que está em primeiro lugar. Terceiro na classificação ATP antes de Roland Garros, Djokovic iniciou na segunda-feira a 388.ª semana no topo do mundo do ténis.

- 34 (recorde): O número de finais de Grand Slam disputadas, à frente de Federer (31) e Nadal (30). Tal como Chris Evert na categoria feminina, mas melhor do que Serena Williams (33).

- 10 (recorde): O número de finais disputadas - todas ganhas - no Open da Austrália. Tem oito em Wimbledon, apenas Federer tem mais (12). Nadal disputou 14 em Roland Garros e ganhou todas.

Djokovic emociona-se no Philippe Chatrier
Djokovic emociona-se no Philippe ChatrierAFP

- 89 (recorde): O número de jogos ganhos no Open da Austrália. Tem 86 em Wimbledon, onde o recorde é detido por Federer (105). Nadal detém o recorde de vitórias com 112 em Roland Garros, e Djokovic é o segundo com 92.

- 348: O número de jogos ganhos em Grand Slams. Federer está à frente (369).

- 94: O número de torneios ganhos na digressão principal. Federer tem 103 e Nadal 92. O recorde pertence a Jimmy Connors (109).

- 1.058: O número de jogos ganhos no circuito, ainda longe do recorde de Connors (1.274). Três outros jogadores ultrapassaram a marca das 1.000 vitórias: Federer (1.251), Lendl (1.068) e Nadal (1.068).

Mais sucessos individuais

- 7 (recorde): O número de anos em que terminou em primeiro lugar, um a mais do que seu ídolo Pete Sampras. Federer e Nadal conseguiram-no em cinco.

- 27-23 e 30-29: O registo de vitórias e derrotas que tem, em ambos os casos positivo, ante Federer e Nadal.

- 38 (recorde): O número de títulos de Masters 1000. Djokovic é também o único jogador a ter ganho todos os nove torneios desta categoria - a segunda mais importante depois dos Grand Slams.

- 6 (recorde): O número de Masters que ganhou. Igualou o recorde de Federer em novembro, em Turim, neste torneio que reúne os oito melhores jogadores do ano.

- 36 anos e 20 dias: Com esta idade, ganhou o seu terceiro Roland Garros, o que faz dele o jogador mais velho a vencer o torneio, à frente de Nadal, que tinha 36 anos e dois dias em 2022. O jogador mais velho a ganhar um Grand Slam foi Ken Rosewall, que tinha 37 anos e dois meses quando ganhou o Open da Austrália em 1972.