Mais

Ténis: Müller eliminado na segunda ronda de Paris por Auger-Aliassime

Müller foi eliminado
Müller foi eliminadoJEAN CATUFFE / JEAN CATUFFE / DPPI VIA AFP

Depois de ter derrotado o americano Brandon Nakashima na primeira ronda do Rolex Paris Masters, o francês Alexandre Müller acabou por ser eliminado na ronda seguinte frente ao número 10 mundial Félix Auger-Aliassime. Vencedor do primeiro set, acabou por perder em três sets por 7-5, 6-7(5), 6-7(4).

Reveja aqui as principais incidências da partida

A fase inicial do encontro tinha dado esperanças de um melhor resultado, com o 44.º jogador do mundo a ganhar o primeiro set. Mas nada lhe correu de feição e perdeu os dois sets seguintes no tie-break, num encontro que durou mais de três horas (3:06). Foi o segundo francês a ser eliminado na segunda ronda, depois de Arthur Rinderknech ter perdido para o seu primo.

Um início de jogo favorável

Depois de ter vencido facilmente o seu jogo de serviço, o francês causou alguns problemas ao canadiano com algumas boas devoluções da linha de base, das quais teve dificuldades em recuperar. Mas as dúvidas duraram pouco, já que Auger-Aliassime saiu de uma desvantagem de 40-0 no seu serviço para derrotar Müller . Mas o 44º jogador do mundo manteve-se firme, manteve a liderança e até ganhou um jogo branco para assumir uma vantagem de 4-3. Conseguiu mesmo fazer o break nos melhores momentos para vencer o primeiro set por 7-5, obrigando o seu adversário a um erro direto após uma devolução muito forte do seu serviço.

Com o segundo set ainda mal começado, Müller já vencia Auger-Aliassime por 2-0, mas estava sempre em apuros quando as trocas de bola duravam mais de três pancadas. Ligeiramente ferido no seu orgulho, o canadiano derrota então Auger-Aliassime, por 2-1. Os dois jogadores andam de um lado para o outro e começam a prolongar as trocas de bola. O número 10 do mundo parece estar em melhor forma e obriga Müller a correr riscos no fundo do court. O francês chega mesmo a duvidar do seu serviço, concedendo a si próprio dois break points.

O francês não desistiu e empatou a partida a 5-5 após mais um jogo branco, o que levou a assembleia de Nanterre a levantar a voz para apoiar o francês. Auger-Aliassime acabou por empatar a partida com uma bela pancada na rede, 6-6. Mas cada jogador quebrou sucessivamente no seu serviço, cometendo uma série de erros não forçados que até então tinham sido raros neste encontro. Um longa troca de bola ganho por Müller com um backhand cruzado na rede deu esperança aos adeptos franceses. Mas foi o canadiano que venceu o segundo set, por 7-6(5), depois de o seu adversário ter voleado para a rede.

Um terceiro set encantador, mas sem o final esperado

O terceiro set foi igualmente renhido, com Alexandre Müller a responder sistematicamente ao serviço do canadiano para empatar a partida, com uma sucessão de golpes muito bons para conquistar pontos cada vez mais preciosos. Um exemplo foi a raquete de Auger-Aliassime na rede que levou o público ao delírio. Com dificuldades em empatar a partida a 6-6, o francês contou com a ajuda dos adeptos, que aplaudiam o mais pequeno passo em falso do seu adversário. Assim, o canadiano perdeu o seu primeiro match point e levou o último set para o tie-break.

Numa atmosfera muito hostil, Auger-Aliassime cedeu os três primeiros pontos a Müller, que se manteve impassível apesar do aumento dos decibéis. Mas ele recuperou o 3-3 e teve um match point após uma troca de forehand que bateu na rede. No fundo do court, o francês está revoltado e desiste no primeiro match point. O canadiano festeja provocando o público. Na próxima ronda, vai defrontar o alemão Daniel Altmaier, que derrotou Casper Ruud, 9.º do ranking mundial.